Conecte-se agora

Prefeita de Brasileia retira nome “Jorge Viana” de logradouro público da cidade para receber dinheiro da União

Publicado

em

Publicado oficialmente nesta sexta-feira (20), decreto assinado pela prefeita de Brasileia, Leila Galvão, que modifica o nome de 23 ruas do Bairro Alberto Castro, atendendo à determinação legal imposta pela Justiça Federal que suspendeu repasses da União ao município por denominar logradouros públicos com nome de pessoas vivas, algo que é proibido por lei federal.

É o caso da Rua Governador Jorge Viana – que vivo está – e agora passa a ser denominada Rua Governador Edson Cadaxo, falecido no ano 2000. Com a medida, o município de Brasileia sinaliza que precisa do dinheiro federal.

Outros nove municípios e o Estado do Acre ainda mantém a prática ilegal, como por exemplo, o nome da Escola Estadual Glória Perez, no Bairro Xavier Maia em Rio Branco (AC) – em homenagem à viva novelista acriana da Rede Globo.

Aclamando como um dos maiores cientistas sociais do País, o antropólogo Roberto DaMatta atribui à denominação de logradouros públicos no Brasil as características hierárquica e patrimonialista do brasileiro.

O cientista observa que em países de cultura igualitária, como os Estudos Unidos, a denominação de ruas é identificada por números ou nomes impessoais.

No Brasil, a hierarquia faz que com muitos acreditem estar acima das leis, como enfatizou o presidente Lula ao declarar que José Sarney – presidente do Senado envolto em escândalos de corrupção em 2009 – não seria “pessoa comum” a ser submetido ao clivo das normas legalmente estabelecidas.

Em geral, o nome de logradouros públicos em todo o país é predominantemente de políticos falecidos.

Edmilson Alves, de Rio Branco (AC)
[email protected]

Acre

Nilson Euclides comparece ao debate com apoio da militância

Publicado

em

O candidato ao governo, professor Nilson Euclides (PSOL) foi o último a chegar aos estúdios da TV Acre para o debate com os postulantes ao Palácio Rio Branco nesta terça-feira, 27, em Rio Branco.

Com apoio de dezenas de apoiadores de esquerda, Euclides se disse confiante. “Fundamental para a democracia”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha é recebida com festa antes de debate na TV Acre

Publicado

em

A candidata ao governo do Estado do Acre, deputada federal Mara Rocha (MDB) compareceu ao debate com os candidatos ao governo abraçada pela militância emedebista.

Com danças e ao som do jingle de campanha, Rocha chegou e foi abraçado pela militância presente na frente da emissora.

A candidata que estava acompanhada do vice-governador Major Rocha, não quis conversar com a reportagem.

Continuar lendo

Acre

Petecão se reúne com familiares de detentos antes do debate

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Sérgio Petecão (PSD), se reuniu na entrada da TV Acre com representantes dos detentos em frente a emissora e prometeu tomar providências caso seja eleito ao comando do Palácio Rio Branco. Sobre os protestos, Petecão disse que é obrigação do governo atender as reivindicações dos familiares. “Me solidarizo e considero isso uma falta de respeito”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Na TV Acre, Bittar diz que vai prestar contas do mandato de senador

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Márcio Bittar (União Brasil) chegou na noite desta terça-feira, 27, em seu veículo para participar do debate da TV Acre, em Rio Branco. Sem o apoio de militantes, ele disse que deverá prestar contas do seu mandato como senador no Congresso Nacional. “Antes de prometer, devemos prestar contas do que fizemos”, comentou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.