Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com apoio do Governo do Acre famílias da Reserva Chico Mendes recebem licença para explorar Plano de Manejo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jaqueline Teles, da assessoria da Sedens


Um dia para entrar para a história. Pela primeira no país o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concede Licença para Extração Florestal dentro de uma Reserva Extrativista.


Esta conquista é de 63 famílias que fazem parte da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Xapuri (Amoprex) e do Governo do Estado que há oito anos lutavam junto ao IBAMA e posteriormente ao ICMBio por esta Licença.

Anúncios


Na manhã desta terça-feira, 17, líderes comunitários da Reserva se reuniram no Parque Industrial de Xapuri e receberam das mãos de Anselmo Gonçalves, analista ambiental do ICMBio e Marque Brito, diretor de floresta da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) a Licença para Extração Florestal.


O Governo do Estado através Sedens fomentou o equivalente a R$ 250 mil reais pelo Plano de Manejo e o Inventário de quase 19 mil hectares de floresta, em 53 colocações. Para este ano, foi autorizado à extração de madeira em mais de 1200 hectares de floresta manejada, estima-se que cada família receberá em torno de R$ 8 mil.


Segundo Marque Brito essa conquista é um salto na economia e na qualidade de vida das famílias. “Além de uma renda a mais que estarão recebendo com a venda da madeira, as comunidades serão beneficiadas diretamente com melhorias na infraestrutura dos ramais. Somente para este ano o Governo estará recuperando 38 km, com possibilidades de abrirmos mais de 40 km de novos ramais”, conclui Brito.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido