Menu

Com apoio do Governo do Acre famílias da Reserva Chico Mendes recebem licença para explorar Plano de Manejo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jaqueline Teles, da assessoria da Sedens


Um dia para entrar para a história. Pela primeira no país o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concede Licença para Extração Florestal dentro de uma Reserva Extrativista.

Publicidade

Esta conquista é de 63 famílias que fazem parte da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Xapuri (Amoprex) e do Governo do Estado que há oito anos lutavam junto ao IBAMA e posteriormente ao ICMBio por esta Licença.


Na manhã desta terça-feira, 17, líderes comunitários da Reserva se reuniram no Parque Industrial de Xapuri e receberam das mãos de Anselmo Gonçalves, analista ambiental do ICMBio e Marque Brito, diretor de floresta da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) a Licença para Extração Florestal.


O Governo do Estado através Sedens fomentou o equivalente a R$ 250 mil reais pelo Plano de Manejo e o Inventário de quase 19 mil hectares de floresta, em 53 colocações. Para este ano, foi autorizado à extração de madeira em mais de 1200 hectares de floresta manejada, estima-se que cada família receberá em torno de R$ 8 mil.


Segundo Marque Brito essa conquista é um salto na economia e na qualidade de vida das famílias. “Além de uma renda a mais que estarão recebendo com a venda da madeira, as comunidades serão beneficiadas diretamente com melhorias na infraestrutura dos ramais. Somente para este ano o Governo estará recuperando 38 km, com possibilidades de abrirmos mais de 40 km de novos ramais”, conclui Brito.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido