Menu

Pesquisar
Close this search box.

Festival do Açaí deste ano promete ser o melhor de todos os tempos em Feijó-AC

Da Redação da Agência ContilNet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Festival do Açaí, um dos maiores eventos culturais do Acre, deverá reunir este ano cerca de cem mil pessoas no município de Feijó. A previsão é do prefeito Dindim Pinheiro (PSDB), que esteve em Rio Branco esta semana para concluir negociações com empresários contratados para ajudar na organização do evento.


O festival, com data marcada para acontecer nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto, terá como  atrações as  duplas sertanejas Cleber & Cauan e Zé Ricardo & Thiago. Também contará com a banda Forró do Muído e o cantor brega Cristiano Neves. O padre Antonio Maria e cantor gospel Anderson Barony também estão confirmados.

Anúncios


O prefeito Dindim Pinheiro lamentou a falta de apoio de empresários que moram no município e que obtêm bastante lucro todos os anos com a realização do Festival do Açaí. Ele disse ainda que instituições como o governo do estado, Caixa Econômica e Banco do Brasil não estão apoiando o evento.


“Mas eu já devia estar acostumado a essa indiferença. O importante é que o festival vem se realizando todos os anos, e com grande sucesso. No ano passado uma média de 70 mil pessoas passaram por Feijó. Este ano estamos nos preparando para receber mais de cem mil pessoas e vou dizer a todas elas do boicote que venho sofrendo por parte do governo do senhor Tião Viana”, desabafa.


Perguntado pela Agência ContilNet se o prefeito teria pedido apoio do governador acreano, ele respondeu: “Não vou perder meu tempo. Nunca tivemos apoio do governo do PT. No ano passado, procuramos o governador e ele disse que só iria ajudar o festival em 2012. Ora, estamos em um ano de eleições e ele vai querer tirar proveito. Por que não ajudou no ano passado?”


História


O município de Feijó tinha suas terras habitadas pelas tribos Jaminawás, kaxinauwás e Chacauwás. Com a chegada dos nordestinos à foz do rio Envira, em 1879, começou-se a desbravação da região, subindo os rios e igarapés, desmarcando os ‘seus’ lotes e terras e até ‘seringais’.


No entanto, ocorreram vários conflitos na selva, entre os nordestinos e índios por conta da desocupação dessas áreas de terras, que pouco tempo depois transformaram-se em seringais. É neste contexto que surge à margem esquerda do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.


Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Feijó, nome que se conserva até hoje.


A instalação do município deu-se sob o decreto 968 de 21 de dezembro de 1938, sendo o governador do Território do Acre, Epaminondas Martins. Raimundo Augusto de Araújo, foi  o primeiro prefeito feijoense.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido