Menu

“Celso Lima Verde foi um pai na defesa dos direitos dos hansenianos”, diz Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Gladson Cameli (PP) lamentou a morte do presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Raimundo Celso Lima Verde, 72, anunciada no início da noite de sexta-feira, 13, lembrando que Lima Verde, mesmo depois de morto, permanecerá como um dos homens que mais honrou sua trajetória familiar e política no Vale do Juruá.


Gladson disse ainda que a luta do vereador em defesa dos direitos dos hansenianos, na busca incansável por melhoria no atendimento médico para os portadores da doença, é um dos maiores símbolos de resistência ao preconceito e ao comodismo.

Publicidade

O velório de Celso Lima Verde ocorre neste sábado, na Câmara dos Vereadores de Cruzeiro do Sul. Ele foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no domingo (8) e foi levado de Cruzeiro do Sul para Rio Branco, onde ficou internado no Hospital das Clínicas.


Cameli frisou que os quatro mandatos de Lima Verde foram marcados pela característica de um homem forte, que superou as dores do abandono, sendo vítima do analfabetismo e da hanseanise, tornando-se o responsável pelo cadastramento dos portadores de hanseníase, de manter seus familiares informados sobre a doença através de programas de rádio, e a aprovação de pensão concedida pelo Governo do Estado aos portadores da enfermidade.


“O nome de Celso Lima Verde ficará na memória de sua família e dos acreanos como a de um grande herói, assim como todos os outros que levantaram bandeiras em favor dos portadores de hanseníase. Ele foi um pai para as pessoas afetadas pela doença, um ser humano que dedicou sua vida a fazer o bem e cumprir seu dever como cidadão. Que Deus abençoe sua família e lhe dê conforto neste momento de profunda dor”, disse Gladson.


Celso Lima Verde foi ainda um dos principais apoiadores no levantamento de informações para que o Governo Federal aprovasse, através do Congresso Nacional, uma ajuda indenizatória aos portadores de hanseníase no Acre.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido