Menu

Deputados não se entendem sobre LDO e contratam aula particular de técnico do TCE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Apesar do esforço do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Geraldo Pereira (PT), em destrinchar o projeto do Poder Executivo, os parlamentares de oposição não se entenderam sobre a matéria e pediram vistas para estudar melhor a questão.

Anúncio

Os deputados Major Rocha (PSDB) e Luis Tchê (PDT) contrataram uma aula particular de um técnico do TCE, para entender a linguagem técnica do projeto que tem a finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público.

O pedido de vistas do oposicionista Major Rocha gerou desconforto na base governista, que chegou a questionar a medida do parlamentar tucano. De acordo com Rocha, o pedido de vistas está previsto no Regimento Interno do Poder Legislativo.

“Meu pedido esta amparado no artigo 53 – § 2, do Regimento Interno da Casa. Precisamos nos aprofundar nos detalhes técnicos da LDO. Precisamos dar transparência a esta importante lei que orienta, inclusive, os percentuais de repasses aos poderes”, diz Rocha.

O relatório de Geraldo Pereira precisa ser aprovado em votação nas comissões, para que a LDO seja colocada em votação no plenário. A Comissão de Orçamento voltará a discutir o relatório na quinta-feira, 05. A votação poderá ocorrer em sessão extraordinária.

A reunião na Comissão de Orçamento da Aleac durou toda manhã e entrou pela tarde. Em meio a discussões sobre investimentos nos projetos como o Cidade do Povo e Ruas do Povo, do Governo do Acre, os oposicionistas e situacionistas não chegaram ao entendimento.

EMENDA É FATO INÉDITO

Pela primeira vez, nos 13 anos de administrações da Frente Popular, a LDO poderá receber uma emenda. O fato que parece inédito na Assembleia Legislativa do Acre é medida corriqueira, nas demais casas legislativas do País.

No Acre, a peça sempre foi encaminhada para ser votada em regime de urgência, impossibilitando que os deputados fizessem qualquer tipo de emenda. A única emenda que entrará em pauta será exatamente de um parlamentar da base governista.

Mesmo com a negativa antecipada dos colegas que prometem votar contra a iniciativa, Eber Machado (PSDC) que aumentar o percentual de repasse à Defensoria Pública do Acre. O governista quer ampliar de 0,58% para 1,5% o repasse para a instituição.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.