Conecte-se agora

Pré-candidatos da FPA, oposicionistas e parente de Sebastião Viana são apontados como ficha suja pelo TCU

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

A lista de gestores que tiveram julgadas irregulares suas contas públicas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) poderá levar por terra as pretensões de pré-candidatos da Frente Popular do Acre (FPA) e do bloco de oposição que sonhavam administrar cidades do interior.

Os nomes de 102 acrianos envolvidos em atos de improbidade administrativa incluem ex-prefeitos, ex-secretários, diretores de instituições públicas e até um parente do governador Sebastião Viana (PT), seu xará e primo, Sebastião Wille Lopes das Neves.

Entre os celebres acrianos da lista do TCU, alguns são considerados como velhas raposas da política do Estado. Aldemir Lopes, Alércio Dias, Aluízio Bezerra, Vando Torquato e Francisco Liberato, figuram em mais de uma ocorrência na lista divulgada pelo TSE.

Os Pré-candidatos da Frente Popular ocupam lugar privilegiado na publicação. Michel Marques (PT), Francimar Fernandes (PT), Itamar de Sá (PT), Neuzari Pinheiro (PT) e um pré-candidato que na teoria seria de oposição, mas milita na situação, Francisco Deda (PP).

Prosseguindo a lista de petistas enrolados com contas públicas, tem ainda, o ex-prefeito de Santa Rosa, Jose Altamir Sá, Joais da Silva e o engenheiro e ex-diretor do Deracre, Sérgio Nakamura, que responde por supostos superfaturamentos em obras do Estado.

A lista do TCU não formada exclusivamente de políticos. A desembargadora aposentada, Miracele de Souza Lopes Borges, o ex-presidente da Fieac, Jorge Tomás, o sindicalista e engenheiro Tião Fonseca e o ecologista Osmarino Amâncio também aparecem.

O pecuarista Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) e o Pró-reitor de Administração da Ufac, Francisco Antônio Saraiva de Farias foram listados como prestadores de contas consideradas irregulares.

A grande maioria das pessoas apresentadas na lista dos “fichas suja” teria alguma ligação com as administrações petistas do Acre. O ex-aliado dos irmãos Viana e atual oposicionista de carteirinha, José Bestene, é um dos ex-escudeiros da FPA acusado de irregularidade.

Do outro lado do tabuleiro político, como menos destaque aparece o ex-prefeito Maurí Sérgio (PMDB), o ex-prefeito de Porto Acre, Ruy Coelho (PSDB). A lista do TCU é eclética incluindo os donos de construtoras que prestam serviços ao Governo do Acre.

O empresário Francisco José  de Oliveira, de uma das construtoras licitadas para a obra da BR-364 – também está na listagem do TCU. Um relatório divulgado no ano de 2010, aponta superfaturamento em trechos da execução das obras da estrada que corta o Estado.

Os gestores das administrações de municípios do interior do Acre são atores constantes na lista dos “fichas suja”. Ex-secretários e atuais secretários das administrações da Frente Popular são acusados pelo TCU por diversos tipos de irregularidades em contas públicas.

O material divulgado pelo TSE com anuência do TCU provocou à correria de postulantes as cadeiras de prefeito e vereador, nos 22 municípios do Acre. A maioria dos listados apostavam todas as fichas nas eleições deste ano, para voltar a ocupar um cargo público novamente.

Alguns grupos políticos terão que refazer seus planos nos próximos 10 dias, para indicarem substitutos que possam disputar as eleições municipais. A contagem regressiva para os acertos e remendos começou após a lista do TCU ser divulgada na rede mundial de computadores.

Acre

Após denúncia, escola regulariza refeições da merenda no Quinari

Publicado

em

No início dessa semana, a reportagem do ac24horas foi procurada por estudantes da escola Cívico Militar Aldaci Simões da Costa, localizada em Senador Guiomard, denunciando que na maioria dos dias da semana, o lanche era apenas bolacha e suco. A situação foi confirmada pela gestora da escola  que confirmou o atraso no envio de alguns perecíveis, como carne.

A boa notícia é que depois da denúncia veiculada, o problema foi resolvido. Um dos estudantes que fez a denúncia e pediu para não ter a identidade revelada, voltou a procurar a reportagem para agradecer. “A gente agradece porque depois que vocês mostraram a situação o problema foi resolvido e agora estão seguindo o cardápio de forma correta”, disse.

A diretora da escola, Maria Antônia Pacífico que havia confirmado que nem sempre a unidade conseguia seguir o que estava no cardápio por conta de atraso na entrega dos alimentos afirmou que o problema foi resolvido.

“No mesmo dia recebemos os alimentos e agora temos merenda suficiente para concluirmos o ano letivo”, destaca a gestora.

Continuar lendo

Acre

Em Xapuri, polícia prende homem que se passava por policial militar

Publicado

em

A Polícia Civil de Xapuri prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (14), um indivíduo de iniciais J.L.S., de 21 anos de idade, que estava se passando por policial e abordando pessoas que transitavam em via pública no município.

Usando uniforme da Polícia Militar e roupas camufladas, ele portava uma pistola que dispara esferas de aço. Nas abordagens que fazia, o acusado dizia para as vítimas que era policial e que trabalhava na equipe do Inspetor Investigador Eurico Feitosa.

De acordo com a investigação, ele pegava o aparelho celular dos abordados e fazia uma averiguação para saber se a pessoa pertencia a alguma facção criminosa e depois devolvia o telefone para a pessoa.

Com base nas características informadas pela população, a Polícia Civil identificou e prendeu o falso policial juntamente com as roupas que ele utilizava nas abordagens, além de três armas de pressão, sendo duas pistolas e uma carabina.

O falso policial possui diversas passagens pela polícia, inclusive por furto de motocicletas. Ele foi encaminhado para a delegacia da cidade para os procedimentos de praxe e responder pelo crime de falsa identidade.

Com informações da Assessoria da Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Acre mantém alto índice de casos com quase 300 infectados

Publicado

em

O estado do Acre segue registrando alto números de novos casos de contaminação pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira, 14, foram 285 novas pessoas confirmadas com Covid-19 nas últimas 24 horas.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o número de infectados subiu para 89.529 em todo o estado.

Nenhum óbito foi registrado nesta sexta-feira, 14 de janeiro, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça 1.854 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 256.727 notificações de contaminação pela doença, sendo que 167.131 casos foram descartados e 88 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 86.374 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 11 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

No Acre, mulher é nomeada assessora com o nome “Paulinha”

Publicado

em

Um fato inusitado provocou espanto e gargalhadas de quem leu o Diário Oficial do Estado do Acre desta sexta-feira, 14. O que chamou atenção foi uma nomeação da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. O presidente do parlamento municipal, Franciney Freitas publicou a nomeação de uma mulher identificada apenas pelo apelido de “Paulinha”, sem especificar o sobrenome da futura assessora.

De acordo com o decreto, “Paulinha” vai exercer as funções de assessora parlamentar no gabinete do vereador Gilmar da Saúde, do PDT.

Provavelmente na próxima segunda-feira, 17, data do próximo Diário Oficial, o decreto de nomeação da Paulinha deve ser republicado por incorreção e trazer o nome completo da assessora.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!