Conecte-se agora

Sem alternativa

Publicado

em

Depois da pressão da direção regional do PSDB, com reflexo na direção nacional do DEM, pressionada por lideranças tucanas a retirar a candidatura do deputado federal Jamil Asfury (DEM) a prefeito da Capital, só vão restar dois caminhos: ficar de fora da eleição, não apoiar nenhum candidato, ou vestir a máscara da desmoralização e dar o seu apoio ao candidato do PSDB à PMRB, Tião Bocalon, cujos assessores fizeram parte do grupo de seus algozes. Para o Jamil, que tanto fala em ética, em se ter posição na política, a segunda hipótese seria um desastre para a sua imagem.

Difícil explicação

Até ontem a deputada federal Antonia Lúcia (PSC) era satanizada pelo PT pela adjetivação mais pesada que se possa imaginar. Política, dizem, não tem escrúpulos. Mas ficará impossível para os petistas e a missionária darem uma explicação convincente se pisarem o mesmo palanque.

Essa foi a questão

Antonia Lucia é bom que se diga a verdade, só deixou de apoiar Tião Bocalon, por ter lhe sido negado dois pedidos pelo PSDB: indicar suas filhas a vice em Senador Guiomard e na Capital.

Farinha para o pirão

A conversa  que foi por o PSDB não aceitar um “vice crente” é falso como nota de 500 reais.

Dom de brigar

Tião Bocalon, que eu me lembro, brigou com o Helder Paiva, Edson Cadaxo, Donald Fernandes, Luiz Gonzaga, teve ainda rusgas com o Petecão, com o Armando Dantas e o Jamil Asfury.

Ringue da UFC

Vá ser de difícil convivência assim no Afeganistão. Só falta ele entrar no ringue do UFC.

Em tempo

Os peemedebistas estão atribuindo ao PSDB o vídeo no Yo Tube com sátira ao candidato Fernando Melo (PSDB), acirrando mais os ânimos com os tucanos. Imaginem na campanha!.

Problema maior

Mas, o problema maior do Fernando Melo não são nem as armações dos tucanos, mas não ter conseguido ser aceito como um PMDB autêntico e não ter se desvincilhado da cara do PT.

Jogou a toalha

O deputado federal Márcio Bittar, me disse que não há mais como segurar as candidaturas de Paulo Ximene (PSDB) a prefeito de Tarauacá e do professor Emerson (PSDB), em Brasiléia.

Troco ao PMDB

E debita a situação ao PMDB por não retirar as candidaturas de Mazinho Serafim (PMDB) a prefeito de Sena Madureira é de Tião da Emater (PMDB) em Senador Guiomard.

Tese derrotada

Bittar dá como derrotada sua tese de candidatura única da oposição a prefeito no interior.

Desafio maior

Acompanhei as candidaturas dos então novatos na política Angelim e Binho. A voz roucas das ruas me diz que a candidatura de Marcus Alexandre à PMRB  será a mais difícil até hoje do PT.

Motivo claro

Os motivos são cristalinos, o PT vive no Acre seu momento mais desgastante desde a fundação da FPA, a última eleição na Capital é um exemplo vivo dessa situação de queda livre.

Elementar

Aí se pergunta: como o Tião Viana em todas as pesquisas bate nos 70% a 75% de aceitação? Elementar, meu caro Watson! É uma popularidade pessoal conquistada no dia a dia político.

Só comparar

É só comparar: a quase unanimidade dos prefeitos do PT está com baixa aceitação popular.

Protesto público

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) se negou ontem falar em represália de como autor do requerimento da sessão solene dos 50 anos de Aleac, ele ter sido posto em segundo plano.

Outro escorregão

E o Cerimonial da Aleac deu outro escorregão na sessão solene de ontem, o de não citar Sérgio Petecão (PSD) como ex-presidente, o que gerou revolta da deputada Marileide Serafim (PSD).

Pariu mateus

Se o RBFC perder sua vaga na Série D, repiso, a culpa é do clube. Foi quem primeiro quebrou as regras da FIFA e entrou com uma ação na justiça comum para liberar o Arena da Floresta.

Profeta segóvia

O Major  PMJuvenal foi convencido pelo Pastor e deputado Denilson Segóvia (PSC), a quem considera um “profeta” a não ser vice do PMDB. Juvenal, só me resta dar uma gargalhada.

Desastre anunciado

Um influente petista me definiu ontem pela manhã a hipótese da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) se aliar ao PT: “vai quebrar qualquer discurso do PT, seria um desastre para nós”.

Missão fracassada

O vice-prefeito  Pelé e dissidentes da oposição no município tentaram de todos os meios o compromisso de Márcio Bittar não subir no palanque do Dindim. Ouviram um: “vou subir”.

Cinismo puro

Foi um pedido cínico: Bittar é presidente do PSDB e o Dindim é do PSDB.

Tembém sobe

O senador Sérgio (PSD) esqueceu as mágoas e também subirá no palanque do Dindim.

Escolha interessante

Escolher o afastado bairro Montanhês para lançar a candidatura de Marcus Alexandre (PT) foi uma jogada política interessante e nova, torna a liturgia da convenção  mais popular.

Sem arranjos

O deputado Eduardo Faria (PCdoB)  me disse que, que os comunistas não aceitam nenhum arranjo político, em Tarauacá, que, não tenha Chagas Batista (PCdoB) candidato a prefeito.

Outra advertência

E o deputado Luiz Tchê (PDT) falou alto ontem e não pediu segredo: “se o candidato a prefeito de Tarauacá pela FPA não for o Chagas Batista sairemos com candidatura própria, sem volta”.

Caminho certo

E completou Tchê: “se o Chico não for o candidato a prefeito de Tarauacá pela FPA, isso me dá o direito de negociar com a oposição a entrada do PDT na chapa de apoio ao Tião Bocalon”.

Política de são francisco

Num acordo com o PT, o PRB sairá da FPA para lançar um Pastor evangélico candidato a prefeito com um vice da Antonia Lucia, que como a chapa é fraca, não indicará as filhas.

Denúncia pronto

O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) vai ocupar a tribuna para denunciar “boicote” aos seus projetos, a maioria considera inconstitucional pela assessoria jurídica da Aleac.

“Vou espatifar”

“Não vou deixar barato, meus projetos foram analisados por advogados”, dispara bravo Sousa.

Fugiu a rotina

Acho um pé no saco sessão solene. Mas a de ontem na Aleac fugiu do trivial por homenagear figuras respeitáveis da política como Felix Pereira, João Correia, Carlos Simão, Iolanda Lima, Luis Saraiva, Isnard Leite, Ilson Ribeiro, entre outros ex-deputados, uma safra que deixou saudades. E dois discurso fecharam com chave de ouro, os do João Correia e Luis Saraiva.

Luis Carlos Moreira   lulajorge@hotmail.com

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.