Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo nega, mas envia ajustes do Projeto Cidade do Povo para Câmara de Vereadores de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


O governo do Acre nega que atenda as exigências do Ministério Público Estadual com relação aos ajustes técnicos da cidade do povo, mas na manhã de hoje (05), enviou a chamada “tropa de choque” da Prefeitura Municipal para apresentar aos vereadores os ajustes do Plano Diretor. Uma das questões debatidas é o gabarito dos edifícios que serão construídos em cima do aquífero de Rio Branco. O secretário Otávio Parreira também revelou uma mudança no Plano de Habitação que torna a região projetada como uma Área de Proteção de Habitação – APH e um Plano de Redução de Riscos para o aquífero.

Anúncios


– Esse debate vem sendo feito há quatro anos, tem embasamento técnico e jurídico. A Companhia Nacional de Pesquisa Mineral que acompanha esse trabalho desde o seu princípio, enviou relatório de redução de riscos e de gestão do aquífero – disse Otávio Parreira.


A cidade projetada pelo governador Sebastião Viana terá, segundo Parreira, gabarito diferenciado, com terrenos de 175 m² e com prédios de 16 pavimentos. A modificação no Plano Diretor permite que o Estado assine contratos com as empresas vencedoras das licitações no prazo de cinco meses.


O imbróglio com o Ministério Público:


O imbróglio entre o governo do Acre e o Ministério Público foi criado em torno da execução do projeto em uma área que estaria localizada em um aquífero que atenderia 800 mil pessoas (nas previsões futuras do MPE). Mas o governo contrapõe dizendo que os promotores não estariam levando em consideração as centenas de famílias que estariam morando no local sem qualquer infraestrutura. O projeto do Governo do Acre dotará toda área de um moderno sistema de esgotamento e tratamento de resíduos sólidos.


O projeto teve parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e Comissão de Urbanismo e foi aprovado com os votos dos vereadores de oposição.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido