Menu

Perpétua será recebida nesta terça pelo presidente da China

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal, será recebida nesta terça-feira (05), na cidade de Pequim, pelo presidente da República da China, Hu Jintao, e pelo Primeiro-Ministro, Wen Jiabao. A parlamentar acreana integra uma comitiva de cinco deputados coordenada pelo presidente da Câmara, Marco Maia, em missão diplomática àquele país.


Ontem, segundo no dia de visita, em Shangai, a comitiva conheceu o Centro de Pesquisa da Huawei,  empresa chinesa totalmente privada que produz equipamentos para redes e telecomunicações (além de tablets e smartphones), atuando em 120 países no mundo, entre eles o Brasil.

Publicidade

Durante palestra de executivos da Huawei, a deputada e o presidente da Câmara ouviram do vice-presidente mundial da empresa, Qu Wenchu, que a companhia pretende seguir investindo no Brasil, onde já possui uma fábrica instalada em Campinas (SP), que emprega quase quatro mil trabalhadores diretos, outros 13 mil indiretos e cujas vendas contratadas alcançaram U$ 1,7 milhões em 2011.


A expectativa é que, com o desenvolvimento da banda larga no país, será possível aumentar muito a velocidade de tráfego das informações, acentuou a deputada, que, em seguida, visitou o estaleiro Waigaoqio,  que fabrica 200 navios ao ano para exportação, sendo o quinto do mundo em tamanho, mas o primeiro em produção, com 20 mil trabalhadores, dos quais mil pesquisadores.


Perpétua destacou a importância de Brasil e China (ambos compõem a sigla BRIC´s, que inclui Índia, Africa do Sul e Rússia) compartilharem informações e tecnologias, “muito embora seja muito promissor o futuro o nosso futuro neste setor específico da indústria nacional”. “Gostaríamos muito de comercializar nossos produtos com o Brasil, embora saibamos que os brasileiros também começaram a construir navios e que essa nova indústria tem um grande futuro pela frente”, disse Xu.



Os parlamentares do Brasil foram recepcionados ainda pelo presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular do Município de Shangai, Luo Zhijun (similar a um comitê executivo que atua durante todo o ano, inclusive quando a Assembleia não está reunida).


Marco Maia e Perpétua Almeida ressaltaram que vários acordos foram firmados entre as duas nações, trazendo bons resultados políticos e econômicos para ambos, e que este é um bom momento para conectar os parlamentos dos dois países para aprofundar o desenvolvimento bilateral.


Com informações da Agência Câmara


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido