Categories: Acre

Clima pesado

Por
Roberto Gaz

O líder do governo, deputado Moisés Diniz (PCdoB), disse ao Blo do Crica que, não vai baixar a cabeça e nem vai para o confronto com o chamado grupo independente, criado na Aleac pelos deputados Luiz Tchê (PDT), Astério Moreira (PRP), Walter Prado (PDT), Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC), que decidiu votar em conjunto e não seguir mais a orientação política da líderança de Diniz. “Uma falta de respeito ao presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PP), isso é o que esse grupo representa. Isso é coisa do deputado Tchê para tentar ser presidente da Aleac, mas não vai conseguir nunca”, disparou Moisés.


Moisés afirmou ser de pouca importância esse movimento para a escolha da nova mesa diretora, porque, na sua visão, quem vai comandar a escolha do próximo presidente da Aleac será o governador Tião Viana. “Eu não creio em rebelião, todos os integrantes do grupo têm cargos no governo. E existe um pacto entre eu e o deputado Élson, o que for escolhido para ser o futuro presidente da Casa, apoiará o outro. Estamos unidos nesse princípio”, avisou o comunista. E advertiu: “qualquer dificuldade que criarem para a aprovação de projetos vou me reportar diretamente ao governador”.


Entrevista esclarecedora


Agradou a entrevista do Tião Viana. Não foi modorrenta e discutiu temas polêmicos como as acusações de nepotismo. Esclareceu terem sido essas nomeações comunicadas ao MPE.


MPE com a palavra


E foi pragmático sobre o assunto: se o MPE achar alguma nomeação ilegal prometeu demitir.


A se ressaltar


Outro ponto a se ressaltar na entrevista: não tratou os candidatos à PMRB da oposição de forma depriciativa e fez um apanhado conciso, não cansativo, de todas as suas realizações.


É da democracia


Se a oposição contestar a entrevista, nada demais, o contraditório é da democracia.   


Vídeos copiados


Pádua Bruzugu, uma espécie de faz tudo no PMDB, diz que passou a tarde de ontem selecionando vídeos de Tião Bocalon (PSDB) elogiando o governador Jorge Viana (PT).


Bala na agulha


Pádua diz  ser precaução e que, qualquer novo ataque ao PMDB, o material vai ao ar.


Poucos sabem


A crise entre PMDB e PSDB iniciou com a cooptação do vice-presidente do diretório municipal do PMDB, o Loi, que há anos servia no gabinete do deputado Chagas Romão (PMDB).


Perda de confiança


O deputado Chagas Romão (PMDB) estava ontem atônito a decepcionado com a traição.


Uma provocação


Não que o Loi seja um grande quadro político, não é, mas o fato foi visto pelo deputado federal Flaviano Melo (PMDB) como uma provocação do PSDB sem sentido algum.


Não enche um ouriço


A adesão do pequeno grupo do PMDB ao PSDB, não pesa, os votos não enchem um ouriço.


Lei da física


E aí o PMDB não podia ficar apanhando de graça, há cada ação corresponde uma reação.


Outro lado


O deputado Werles Rocha (PSDB) dá outra versão, pela qual esse pequeno grupo é que foi se oferecer ao PSDB para aderir à candidatura a prefeito de Tião Bocalon (PSDB).


Nada de paz


O blog errou ontem, não há armistício algum entre PMDB e PSDB. Até o comedido Flaviano Melo explodiu: “quem postou o vídeo contra o Fernando Melo não foi o PT, foi o PSDB”.


Tiro certeiro


Ontem, nas rodas políticas só se comentava a tacada dura do Flaviano Melo que, as investidas tucanas contra o PMDB são “por a candidatura de Bocalon estar se esfarelando”.


Uma opinião


Até aceito a tese que a ordem de fustigar o PMDB não partiu diretamente do Tião Bocalon, mas ninguém é tolo o suficiente para não saber que  partiu de assessores próximos.


Muro baixo


Rio Branco é terra de muro baixo, qualquer segredo não dura além de cinco minutos


Pontem rompida


O episódio, longe de tirar a candidatura do Fernando Melo, a fortaleceu e ainda quebrou o diálogo dos tucanos com os peemedebistas. E complicou uma aliança no segundo turno.


É do bem


Conheço o empresário Francisco Moreira há mais de 20 anos. Seus contratos com o governo sempre foram de boa fé. E tanto é que já pediu demissão do cargo concursado de professor.


Duas vertentes


Levar a Aleac para a Via Verde tanto faz para os deputados que não abrem a boca, mas é negativo aos deputados atuantes, que por a nova sede ser longe, terão pouco público.


Disputa dura


Uma disputa dura sobre quem tem maior rejeição é travada entre os prefeitos Bira (Xapuri) Zé Maria (Porto Acre) e Joais (Capixaba), todos acima de 70% no negativo.


Quadro favorece


Esse quadro, em Xapui, é uma sopa no mel para o candidato Wagner Menezes (PSB).


Grande dúvida


A grande dúvida hoje na oposição é o que a voz divina dirá ao deputado Jamil Asfury (DEM), quando estiver no Monte das Oliveiras, em Israel: se mandará desistir ou continuar candidato.


Coisa rara


O Zeca Bestene (PP) continua sendo um dos raros políticos a crer que o empresário Motinha (PP) ganha para prefeito de Plácido. Há quem diga que, perderia para o anão Jack Montana.   


Os fatos não mentem


O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) erra ao fazer pouco caso da candidatura do ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) a prefeito de Sena Madureira, dizendo não ter ele votos para atrapalhar a candidatura de Toinha Vieira (PSDB) a prefeito. Filme parecido eu já ví na última eleição municipal, quando os Diniz previam um capote sobre Nilson Areal, e a Toinha perdeu.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Netanyahu diz que o Irã “cometeu um grande erro” e “vai pagar” após ataque em Israel

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu disse que o Irã “cometeu um grande erro” e…

01/10/2024
  • Nacional
  • Notícias

Cármen Lúcia pede que eleitores compareçam às urnas no domingo

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen…

01/10/2024
  • Notícias
  • Política

Bocalom e Alysson visitam loja maçônica e compartilham propostas

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), e seu candidato…

01/10/2024
  • Acre
  • Notícias

Homem é atropelado ao tentar atravessar rua fora da faixa

Antônio José Pereira da Silva, de 59 anos, foi vítima de um atropelamento na Estrada…

01/10/2024
  • Nacional
  • Notícias

Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde

O Ministério da Saúde lançou um guia de bolso sobre mudanças climáticas e os efeitos…

01/10/2024
  • Famosos

Tom Zé recebe alta hospitalar após 20 dias internado em São Paulo

O músico Tom Zé, de 87 anos, recebeu alta nesta terça-feira (1º/10) do Hospital Beneficência…

01/10/2024