Categories: Cotidiano

STJD determina suspensão das Séries C e D do Campeonato Brasileiro

Published by
Roberto Vaz

Campinas, SP, 23 (AFI) – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou no final da tarde desta quarta-feira, por intermédio de seu presidente, Rubens Approbato (foto), a suspensão das Séries C e D do Campeonato Brasileiro de 2012. A entidade acatou um pedido de liminar do Santo André, que ainda briga por uma inclusão na terceira divisão do campeonato.


O time do ABC Paulista reivindica a vaga dada, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), ao time do Brasil, de Pelotas. Além do time do time paulista e do gaúcho, Treze/PB, Rio Branco/AC e Araguaína/TO também brigam por outra vaga na terceira divisão do futebol nacional.


Depois do julgamento, Rubens Approbato ainda acrescentou que o que prevalece no julgamento são as normas da Fifa e os clubes que entraram na Justiça Comum ainda poderão ser punidos.


“A soberania de cada nação pode editar normas a respeito do mundo esportivo. Entretanto, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode sim, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”, completou.


De acordo com o diretor de futebol do Santo André, Sérgio do Prado, a decisão do STJD é uma vitória da moralidade do futebol nacional. “Seria um crime se mantivessem decisão de um juiz da Justiça Comum do Rio Grande do Sul para defender um clube gaúcho. Hoje quem venceu não foi o Santo André, e sim a moralidade do futebol brasileiro”, comemorou.


O outro lado
Com poucas palavras a declarar, o advogado do Brasil de Pelotas, André Araujo, afirmou que o clube gaúcho irá respeitar a decisão da entidade máxima da justiça desportiva no Brasil. “O STJD julgou e vamos respeitar. Acredito que essa decisão ainda poderá ser benéfica para a competição.


Programação
Tanto a Série C quanto a Série D do Brasileirão deste ano estavam previstas para ter início neste final de semana. Agora, as equipes só poderão entrar em campo após as pendências resolvidas com todas as equipes.


O dirigente do Ramalhão, Sérgio do Prado, afirmou que espera que tudo se resolva nos próximos dias e que a estreia na terceira divisão seja mantida. “Eu não sei quais são os tramites agora, mas vamos continuar treinando para a estreia na Série C. Acredito que isso possa demorar alguns dias, mas queremos jogar logo no final de semana”, afirmou.


Novela
O Brasil foi rebaixado para a Série D na última temporada, quando perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral-direito Claudio. Ele carregava uma suspensão quando foi contratado junto ao extinto Ituiutaba-MG (hoje Boa Esporte), mas mesmo assim entrou em campo contra o Santo André. O clube alegou, na oportunidade, que o atleta não havia sido notificado pela suspensão.


No ano passado, o Portal Futebol Interior havia alertado que esta bagunça iria acontecer por culpa total de CBF, que não puniu o Rio Branco, que entrou na Justiça Comum e continuou na Série C. Como a entidade agiu impunemente, outros clubes se vira motivados a fazer a mesma coisa.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Cesar Menotti doa suas roupas para as vítimas no RS: ‘Isso é muito triste’

O cantor César Menotti usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 10, para compartilhar um vídeo…

10/05/2024

Atletas desistem do sonho olímpico para ajudarem vítimas das chuvas

A menos de 80 dias dos Jogos de Paris, atletas gaúchos que se preparavam para…

10/05/2024

Criminosos em motocicleta atiram e ferem homem no 2° Distrito da capital

Vildomar Aguiar de Alencar, 32 anos, foi ferido por um tiro em via pública na…

10/05/2024

Ministério do Esporte solicita que CBF pare o Campeonato Brasileiro

O Ministério do Esporte fez um pedido formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para…

10/05/2024

Comediante do Acre realiza show solo no Theatro Hélio Melo

O humorista acreano, Geovany Calegario é conhecido profissionalmente desde 2011, devido aos seus shows de…

10/05/2024

Discussão termina com um esfaqueado e tentativa de atropelamento na capital

Márcio Ferreira Almeida, de 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser…

10/05/2024