Conecte-se agora

Defensora Pública senta no banco dos Réus por corrupção passiva no Acre

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

Condenada a três anos e seis meses de prisão em regime semi-aberto, em decisão unânime dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre, senta mais uma vez hoje no banco dos Réus do Tribunal Pleno por corrupção passiva, a defensora pública Maria Auxiliadora Queiroga.

Ela foi denunciada pelo Ministério Público do Acre pela prática de crime contra a administração (corrupção passiva) por receber vantagem indevida para defender um cidadão em um processo judicial, apesar de haver sido designada pelo Estado para tal finalidade.  Confira o processo: http://esaj.tjac.jus.br/cpo/sg/search.do?cbPesquisa=NUMPROC&dePesquisa=00261455320048010001

A defensora foi acusada em 2004 de exigir e receber vantagem indevida em razão do cargo público. Com a ajuda dos outros réus citados na ação tentou corromper uma testemunha para que ela alterasse seu depoimento em favor de um acusado que era defendido por ela, além de ter exigido vantagens pecuniárias para defendê-lo, o que é proibido por lei, pois o trabalho realizado pela Defensoria Pública é gratuito, de acordo com a Constituição Federal.

A ação foi proposta pelos promotores Rodrigo Curti e Leandro Portela Richter Steffen, e, ainda, teve o Estado do Acre como litisconsorte que pediu reparação moral pelos danos causados pela defensora à imagem Defensoria Pública.

Acre

Acre confirma 9 casos de Covid e nenhuma morte pela doença

Publicado

em

O estado do Acre teve 9 casos de coronavírus registrados nesta segunda-feira, 27 de junho. O número de infectados é de 125.592 em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), nenhum óbito foi notificado nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.217 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.592 casos foram descartados e 33 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.115 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Fórum Empresarial do Acre participa de missão na Alemanha

Evento é idealizado e financiado pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera

Publicado

em

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre participa, de 25 de junho a 1º de julho, de uma missão técnica do programa Del Turismo no estado da Baviera, na Alemanha. Idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera, a agenda tem como foco principal acrescer os conhecimentos e conceitos sobre o turismo sustentável e munir os participantes de exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão sustentável.

Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, é a representante do Acre na missão técnica, que conta também com participantes do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Eles viajarão por seis municípios do principal destino de viagens de turismo para os alemães, a Baviera.

A programação inclui visitação em locais de referências no turismo da região, palestras sobre sustentabilidade, cooperativismo, regionalidade e o futuro do turismo. De acordo com Anne Oertel, coordenadora da BBW Internacional e realizadora da viagem, a missão é extremamente importante.

“É uma oportunidade de ver novas e outras experiências num país distante, mas também com semelhanças na forma de viajar. Na maioria das vezes, as soluções para problemas podem ser encontradas ao decorrer da história do lugar e como aquela comunidade ou localidade encontrou novas formas de enxergar determinados problemas e resolvê-los. Por exemplo, analisar o que alguns municípios têm passado com o turismo de massa aqui na Alemanha pode ser interessante para destinos do Brasil que ainda não sofrem com isso, mas que, eventualmente, podem aprender com os erros e trabalhar para prevenir tais desafios”, destaca Oertel.

Além disso, a coordenadora da BBW Internacional argumenta que esse tipo de intercambio é favorável especialmente para criar uma rede de contato entre o Brasil e a Alemanha e até entre os próprios participantes, que acabam não só tendo novas experiências em um país estrangeiro, mas também irão dividir entre si suas próprias experiências e desafios. “Tudo isso junto tem o poder de criar novas ideias e gerar frutos muito positivos para o turismo no Brasil”, acrescenta.

DEL TURISMO – O programa Del Turismo visa à implementação de uma política de turismo no estado, por meio de um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável local e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida nos municípios. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Fórum, Câmara Técnica do Turismo e entidades empresariais alemãs, com participação da comunidade, poder público e iniciativa privada.

Assessoria FIEAC

Continuar lendo

Acre

Vanda Milani defende ampliação de escolas militares para municípios

Publicado

em

A deputada federal Vanda Milani (PROS-AC) defendeu pelas redes sociais a ampliação do modelo de escola cívico-militar nas cidades do interior. Ela afirmou que essa é uma das maiores reivindicações dos pais dos alunos.

“Por onde tenho andado e ouvido a nossa população uma das principais reivindicações é de ampliação desse modelo que une disciplina e estrutura física, qualidade no quadro de professores e profissionais de apoio, além de um programa pedagógico muito bem elaborado”, acrescentou a deputada.

Em visita à escola Dom Pedro II, localizada entre os bairros Rosa Linda e Santo Afonso, em Rio Branco, a parlamentar ouviu depoimentos emocionantes de coordenadores, professores e alunos sobre a pacificação na região após a implantação da escola.

“A participação do corpo docente da escola e o apoio dos militares é uma plataforma de integração com a comunidade, isso vem dando certo tanto nos avanços do ensino, como na rotina de paz criada a partir da escola”, disse Vanda Milani.

Um projeto será apresentado para a líder do PROS no Acre para que ela apoie através de uma emenda. Ela lembrou que o governo federal quer implantar até 2023, um total de 216 escolas cívico-militar em todo o Brasil.

“Estudos mostram que um ano a mais de estudo tende a reduzir a taxa de aprisionamento da população em 11% a 16%. Investir em educação é buscar o futuro certo desse país”, concluiu.

Continuar lendo

Acre

Secretário deixa UTI, mas aguarda cirurgias de ponte de safena

Publicado

em

O Secretário de Comunicação da prefeitura de Rio Branco, Ailton Oliveira, deixou a UTI do Hospital Santa Juliana na tarde deste domingo, 26, e foi transferido para um quarto da unidade de saúde.

De acordo com a esposa de Aílton, a jornalista Melissa Jares, explicou que a orientação médica é que Oliveira não faça nenhum tipo de esforço. “Ele saiu ontem no início da tarde da UTI e está no quarto para esperar a cirurgia. Ele precisa ficar completamente de repouso”, disse Melissa ao ac24horas.

A jornalista explicou que os médicos ainda não marcaram o procedimento. Aílton foi levado ao Santa Juliana após sofrer um infarto na noite da última quinta-feira, 23. Após ser cogitada um cateterismo, os médicos perceberam que a situação das artérias estava bastante comprometida e que o procedimento necessário é a realização de três pontes de safena. A cirurgia deve acontecer nos próximos dias.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!