Menu

Famílias ameaçadas de expulsão na fronteira com a Bolívia são assentadas em Brasileia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Incra informou que outras famílias que estavam na faixa de fronteira com a Bolívia foram assentadas em território brasileiro. No último fim de semana, onze famílias foram assentadas no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Carlos, em Brasileia.


O reassentamento dessas pessoas foi a terceira etapa do trabalho iniciado em 2010, quando foram assentadas as primeiras seis famílias. Na segunda etapa, em dezembro de 2011 foram mais 20 famílias. A previsão é que até setembro deste ano seja concluído com mais 23.

Publicidade

Os lotes distribuídos variam de 10 a 25 hectares, com as casas no valor de R$ 15 mil, em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.


A demanda de reassentamento de 554 trabalhadores rurais brasileiros que habitam a faixa de fronteira dentro da Bolívia, que constantemente sofrem pressões do governo boliviano para que desocupem as terras foi apresentada ao Incra pelo Ministério das Relações Exteriores, a partir do censo realizado em território boliviano pela Organização Internacional de Migração (OIM).


Até agora já foram assentadas 131 famílias, com previsão de mais 23 no Porto Carlos e cerca de 180 famílias nos assentamentos Nova Promissão e Campo Alegre que encontram-se em fase de definição.


Da redação Ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido