Menu

Pesquisar
Close this search box.

Espaços de memória de Rio Branco e Xapuri recebem a 10ª Semana Nacional de Museus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Museus em um Mundo em Transformação: novos desafios, novas inspirações” é o tema da 10ª Semana Nacional de Museus, um movimento que busca promover a interação entre a comunidade e os espaços de memória por meio de reflexões, debates e trocas de experiências sobre o assunto. O lançamento será na segunda-feira, 14, às 10 horas, no Casarão.


Ao todo, serão 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação. Os 30 museus que são vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura (MinC) estão envolvidos em atividades que refletem a diversidade cultural do brasileiro. Uma iniciativa criada para homenagear o Dia Nacional do Museu, que é comemorado em 18 de maio.

Anúncios


Na Capital, as ações estão distribuídas entre a Casa dos Povos da Floresta, o Theatro Hélio Melo, o Museu da Borracha, o Museu do Palácio Rio Branco e o Museu Histórico do Poder Judiciário Acreano. E acontecerá, no interior,  no Espaço de Memória Chico Mendes e no Museu do Xapury.


A programação contempla apresentação de espetáculos teatrais, contação de histórias, exibição de filmes, atividades recreativas para as crianças e, ainda, as tradicionais visitas guiadas aos espaços de memória.


“Esperamos mobilizar o maior número possível de jovens, estudantes e crianças para que participem das atividades. A presença deles é muito importante porque é o momento certo para propormos uma mudança de pensamento sobre o papel dos museus para a cultura de um povo”, comenta a presidente da FEM, Francis Mary.


“A programação ainda promete romper as barreiras entre o novo e o velho, o ontem e o hoje e, principalmente, tem tudo para aproximar a comunidade”, conclui. A realização local é do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour.


André Gonzaga (Assessoria FEM)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido