Nesta quinta-feira, 10, as presas da unidade feminina de Rio Branco tiveram uma manhã diferente. Bolo, poesia, música e um almoço diferenciado foram alguns dos ingredientes para comemoração do dia das mães dentro do presídio. Esta iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), a Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulher) e doações da advogada Cláudia Albano e primeira Dama, Marlúcia Cândida.
Mulheres de diversas idades, com diferentes tipificações de crime, pertencentes ou não ao grupo da maternidade se reuniram formando uma só multidão para festejar uma data tão valiosa. A presa J.B.R., 39 anos, conta que festivas como esta fazem com que ela reflita sua condição de pessoa privada de liberdade. “É um misto de emoções, fico triste e alegre. Triste porque não posso estar com meus filhos num momento como este, alegre porque sei que ano que vem estarei com minha família nesta data”, declara a presa.
Ao final do evento a Secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, anunciou a confirmação de alguns compromissos firmados com as presas, garantindo uma vez por mês rodas de leitura, no dia 17 de maio, uma oficina de auto-estima e a construção de um campo para atividades esportivas. “Esperamos que com este evento e com os benefícios firmados floresça em cada uma de vocês o poder e a vontade de vencer, que sejam felizes e que acreditem no futuro melhor para cada uma”, disse Maia.
Caroline Nunes – Assessoria de Imprensa IAPEN/AC