Menu

Governo de Sebastião Viana é o 23º no ranking do Índice de Transparência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto a Frente Popular do Acre divulga pelos quatro cantos do Acre que é detentora do melhor projeto administrativo para o Estado, com base na transparência, o Portal Índice de Transparência, sob responsabilidade da Entidade Contas Abertas, diz que o Estado administrado pelo PT por longos 14 anos, continua desde 2010 sendo o 23º no ranking do Índice de Transparência e dono da nota 3,82 de satisfação. Se o governo fosse aluno de uma escola pública, estaria reprovado.  O Acre só perde nesse quesito de falta de informações para os Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima e Piauí.

O Índice de Transparência esmiúça detalhadamente o descaso de como as contas públicas são disponibilizadas para os cidadãos. De acordo com a publicação, em se tratando de Usabilidade, o portal de transparência do governo do estado Acre não possui nenhum dos itens exigidos para a interação com o internauta, ou seja: Manual de Navegação, Glossário, Perguntas Frequentes e Fale Conosco por telefone e e-mail. Além de não possuir download completo do banco de dados,

Anúncio

Ainda de acordo com o índice, o conteúdo não se encontra em um único site. Aliás, a análise recomenda-se a criação de links imediatos na página principal de transparência para o portal de licitações e para os relatórios bimestrais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de onde extraiu-se algumas das informações pontuadas pelo Índice de Transparência e revela ainda que todo o conteúdo está disponível em HTML, mas os dados não estão disponíveis para download.

Outro ponto preocupante, é que o governo de Sebastião Viana só disponibiliza informações a partir de 2010, mas o ponto positivo seria a atualização da despesa (execução orçamentária) diária.

Situação critica também fica por conta de que o Portal de Transparência acreano não apresenta informações a respeito dos servidores do estado (nome, cargo, função,vínculo e remuneração).

O cidadão também não tem a possibilidade de identificar os nomes, CNPJs e lances oferecidos pelas empresas concorrentes. Não existem dados sobre os contratos firmados a partir dos procedimentos licitatórios.

Da Redação ac24horas.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.