Menu

Governo de Sebastião Viana é o 23º no ranking do Índice de Transparência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto a Frente Popular do Acre divulga pelos quatro cantos do Acre que é detentora do melhor projeto administrativo para o Estado, com base na transparência, o Portal Índice de Transparência, sob responsabilidade da Entidade Contas Abertas, diz que o Estado administrado pelo PT por longos 14 anos, continua desde 2010 sendo o 23º no ranking do Índice de Transparência e dono da nota 3,82 de satisfação. Se o governo fosse aluno de uma escola pública, estaria reprovado.  O Acre só perde nesse quesito de falta de informações para os Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima e Piauí.


O Índice de Transparência esmiúça detalhadamente o descaso de como as contas públicas são disponibilizadas para os cidadãos. De acordo com a publicação, em se tratando de Usabilidade, o portal de transparência do governo do estado Acre não possui nenhum dos itens exigidos para a interação com o internauta, ou seja: Manual de Navegação, Glossário, Perguntas Frequentes e Fale Conosco por telefone e e-mail. Além de não possuir download completo do banco de dados,

Publicidade

Ainda de acordo com o índice, o conteúdo não se encontra em um único site. Aliás, a análise recomenda-se a criação de links imediatos na página principal de transparência para o portal de licitações e para os relatórios bimestrais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de onde extraiu-se algumas das informações pontuadas pelo Índice de Transparência e revela ainda que todo o conteúdo está disponível em HTML, mas os dados não estão disponíveis para download.


Outro ponto preocupante, é que o governo de Sebastião Viana só disponibiliza informações a partir de 2010, mas o ponto positivo seria a atualização da despesa (execução orçamentária) diária.


Situação critica também fica por conta de que o Portal de Transparência acreano não apresenta informações a respeito dos servidores do estado (nome, cargo, função,vínculo e remuneração).


O cidadão também não tem a possibilidade de identificar os nomes, CNPJs e lances oferecidos pelas empresas concorrentes. Não existem dados sobre os contratos firmados a partir dos procedimentos licitatórios.



Da Redação ac24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido