Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputado Tchê é recebido na Assembleia da Bahia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O presidente da Unale, deputado José Luis Tchê (PDT-AC) foi recebido na quarta-feira, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT-BA).

Anúncios


No encontro, ambos conversaram sobre o poder de legislar dos deputados estaduais, pacto federativo e ainda sobre as dívidas dos estados brasileiros com a União, temas que serão amplamente discutidos durante a XVI Conferencia da Unale, que acontece entre 29 de maio e 1º de Junho, em Natal, no Rio Grande do Norte.


A Bahia deve a União R$ 10 bilhões.  Sobre a dívida, o presidente Tchê sugere que o dinheiro fique no Estado para ser investido: “A ideia é que se o Estado não paga pra a União, invista o dinheiro em políticas públicas”.


Em conversa com o presidente do parlamento estadual baiano, Tchê defendeu a troca do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) + 6% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é fundamental  para alavancar o desenvolvimento dos Estados e que possam retomar o crescimento. No ano passado os estados pagaram de juros quase R$ 14 bilhões. “O novo cálculo usaria o IPCA, cuja variação no período é bem inferior à do IGP-DI. A partir daí, haveria apenas juros fixos de 3% ao ano sobre os saldos devedores, sem uso de índice para correção monetária”, afirmou o presidente da Unale.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido