Menu

Ministério Público do Acre pede a cassação dos cinco prefeitos do Vale do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou e está pedindo a cassação dos cinco prefeitos do Vale do Juruá. Os promotores Rodrigo Fontoura de Carvalho e Fernando Régis Cembranel afirmam que os prefeitos de Cruzeiro do Sul (Vagner Sales – PMDB) Mâncio Lima (Cleidson Rocha – PMDB), de Marechal Thaumaturgo (Randson Almeida – PMDB), Rodrigues Alves (Francisco Ernilson de Freitas, o ‘Burica’ – PT) e de Porto Walter (Neuzari Pinheiro – PT) praticaram, entre outros crimes, improbidade administrativa e desvio de recursos públicos.


Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Integração de Cruzeiro do Sul, os promotores revelaram que estão analisando, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), as prestações de contas dos gestores e, caso seja comprovada alguma irregularidade, o MPE está pedindo, além da cassação dos prefeitos, o ressarcimento de recursos aos cofres públicos e a suspensão dos direitos políticos.

Publicidade

“Todas as prefeituras são alvos de investigação do Ministério Público, juntamente com o Tribunal de Contas. Estamos analisando a prestação de contas para saber se existe alguma irregularidade. No caso de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, os prefeitos foram presos em flagrante delito pela Polícia Federal”, revelou o promotor Rodrigo Fontoura.


Randson Almeida conseguiu junto à Justiça a sua liberdade, mas continua afastado da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo. Já Neuzari Pinheiro, prefeito de Porto Walter, continua preso no presídio de Cruzeiro do Sul.


Ele revelou, ainda, que o Ministério Público impetrou quatro ações de improbidade administrativa contra o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales. O prefeito Burica, de Rodrigues Alves, está sendo acusado de improbidade administrativa. Ele é acusado de fraude em licitações.


“Descobrimos na investigação que um veículo teria sido alugado irregularmente pela prefeitura para atender promessas de campanha do gestor. O veículo foi vendido pelo prefeito Burica a um terceiro, que, em seguida, alugou para a prefeitura. De acordo com depoimentos de testemunhas, foram realizadas reuniões para a combinação de valores”, explicou o promotor Fernando Cembranel.


Já o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB),  é acusado de contratar ilegalmente parentes para trabalhar na prefeitura. Por isso, responde a atos de improbidade administrativa. “Existem outras denúncias, outro inquéritos em andamento, mas para não atrapalhar as investigações não podemos revelar”, disse.


O promotor Fernando Cembranel lamentou os processos contra os prefeitos do Vale do Juruá. Ele disse que a população é a maior prejudicada. “Todos os prefeitos do Juruá têm ‘rabo preso’ com alguma ação envolvendo corrupção. O pior é que sempre sobra para a nossa população”, desabafou.


Existem denúncias também contra o ex-prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Deda (PP), que foi condenado pelo TCE a devolver R$ 2 milhões aos cofres públicos. Os cinco prefeitos terão direito a ampla defesa.


RUTEMBERG CRISPIM


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido