Conecte-se agora

Superintendente do Incra garante assentamento para 550 famílias no Acre

Publicado

em

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
[email protected]

Agora é oficial. Apenas 550 famílias serão assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [INCRA]. A garantia foi dada pelo superintendente da instituição no Acre, Thaumaturgo Neto, em entrevista exclusiva ao ac24horas. O problema é que a Organização Internacional para Migrações [OIM], cadastrou mais de mil famílias na faixa de fronteira com a Bolívia.

Bastante a vontade, Neto falou à reportagem sobre os principais gargalos da administração pública quando o assunto é reforma agrária. A burocracia está em primeiro lugar. O superintendente mostrou o plano de ação 2010-2012 iniciado no governo do ex-presidente Lula. As dificuldades financeiras aparecem em segundo plano.

– Para se ter uma ideia, o decreto de assentamento do Seringal Nova Promissão foi assinado pelo ex-presidente Lula, em novembro de 2010. Somente no dia 15 de dezembro o tesouro ajuizou a ação para fins de posse. No dia 10 de abril deste ano foi emitida a posse – relata.

Na próxima quinta-feira (10) onze famílias que estão sendo expulsas da Bolívia serão assentadas no PDS Porto Carlos, localizado no município de Brasileia. Cem famílias já foram assentadas no município de Plácido de Castro. Fora elas, outras 439 ainda não tem esperança de onde serão assentadas. A maioria é oriunda da faixa de fronteira Puerto Evo Morales [273 famílias] e no Limoeira, em Capixaba [150 famílias].

Cerca de vinte produtores procuraram o superintendente na última sexta. Encaminhados para uma sala ao lado do gabinete, quem não teve a confirmação de seu nome na lista cadastrada pela OIM, saiu do INCRA sem eira e sem beira. Segundo Neto, a organização cadastrou mais de mil produtores, “mas somente 550 tem assentamento garantido”, acrescentou.

Produtores como o senhor Benedito de Souza Brito, que vivia na colocação Queimada, localizada na faixa de fronteira do município de Santa Rosa, não serão assistidos pelo governo federal e nem pelo Estado. Benedito não foi cadastrado pela OIM. A organização recebeu R$ 10 milhões de dólares para fins de imigração.

 

 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Acre registra mais duas mortes e 39 novos casos de Covid-19

Publicado

em

Em boletim divulgado nesta segunda-feira, 02, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 39 novos casos de infecção por coronavírus, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 87.186 nas últimas 24 horas.

Duas notificações de óbitos foram registradas nesta segunda-feira, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.802 em todo o estado. De acordo com o boletim, 27 pessoas seguem internadas entre leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e de enfermaria.

Até o momento, o Acre registra 239.015 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.816 casos foram descartados e 13 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. 84.869 pessoas já receberam alta médica da doença.

Continuar lendo

Acre

Imunização de adolescentes em Rio Branco deve iniciar nesta semana

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) deverá iniciar a vacinação contra Covid-19 de adolescentes nesta semana. Segundo a assessoria da Semsa, a imunização começará pelos adolescentes de 17 anos com ou sem comorbidades. O imunizante utilizado será da Pfizer.

Segundo a pasta, o que falta ainda para o início da vacinação desse público é uma autorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que deverá ser reunir nesta segunda-feira, 02, ou terça-feira (03).

A Semsa afirmou que a decisão de começar apenas com uma faixa-etária ocorre devido ao público alvo de adolescentes entre 12 a 17 anos ser muito grande em Rio Branco. Ao total, são 50 mil, segundo dados colhidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo levantamento da equipe do ac24horas junto à Semsa, mais de 193 mil pessoas adultas já foram imunizados com a primeira dose, sendo que 61.798 pessoas já completaram o ciclo de imunização com as duas doses ou dose única, ou seja, mais de 70% da população [284 mil] de Rio Branco já tomou a primeira dose.

Continuar lendo

Acre

Integrantes do cadastro de reserva da PM acampam na Aleac

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 2, os integrantes do Cadastro de Reserva (CR) do último concurso da Polícia Militar do Acre acamparam em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em busca da convocação do restante dos membros que ficaram de fora da última convocação.

Vanessa Morais, integrante do cadastro de reserva, contou que a manifestação surgiu após a declaração do governador Gladson Cameli em realizar novos concursos em 2021. Para ela, seria interessante a atual gestão aproveitar o restante do cadastro de reserva, algo em torno de 250 aprovados.

“O motivo de sempre, cobrar a convocação. Ao todo, eram 450 em manifesto na Aleac, na última vez ele prometeu chamar todos, teve a solenidade e foram anunciados e o número caiu para 325. Na convocação diminuiu para 200”, declarou.

A integrante se posicionou favorável ao anúncio do governador de que enviará a Aleac um PL para o remanejamento de dos aprovados para o Corpo de Bombeiros. “Em uma reunião a defasagem é de 125 militares, não contempla a todos. A manifestação começou hoje pela manhã às 8 horas e não tem hora para acabar”, ressaltou.

Continuar lendo

Acre

Matriarca da família Sales, Altiva Rodrigues morre em Brasília

Publicado

em

Em Brasília, nesta segunda-feira, 02, faleceu no Hospital Santa Lúcia, a matriarca da família Sales, Altiva Rodrigues Costa, 90 anos, vítima de um colapso no coração.

Dona Altiva é mãe do secretário municipal de Meio Ambiente, Normando Sales. Ela deixa 26 netos, nove bisnetos nascidos e dois a caminho.

A informação foi confirmada em nota publicada pela prefeitura de Rio Branco, assinada pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas).

“Toda a equipe da Prefeitura de Rio Branco lamenta a perda da matriarca da família Sales. Que Deus conforte a família e os amigos neste momento de dor e sofrimento”, diz em nota.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas