Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco será apresentada na Rio+20 como uma das 15 cidades do Brasil que abastece menos de 80% da população com água tratada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo  Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Quem assiste aos programas Cidade 5 [Tv Bandeirantes] e Gazeta Alerta [Tv Record] únicos com “linha” popular, acompanha a reclamação geral dos bairros da capital com relação à falta de água. O governador Sebastião Viana [do PT] alardeia a existência de água 24 horas no Segundo Distrito, mas tudo não passou ainda dos discursos. O bairro 06 de Agosto que possui em seu portal de entrada um dos maiores reservatórios de água de Rio Branco, ficou seis dias sem ver o líquido precioso.

Anúncios


A situação mostrada nos programas é a mais pura realidade. ac24horas mostra em duas matérias, dados exclusivos de um levantamento que apresenta a capital do Acre entre as quinze do Brasil que não abastece mais de 80% de sua população com água tratada. A reportagem tem como base o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SINIS recém divulgado pelo Ministério das Cidades. As informações são fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços, entre elas a extinta SAERB que virou Depasa.


Atendimento em água:


O levantamento mostrou que 66 das 81 cidades analisadas informaram atender 80% (oitenta por cento) ou mais da população com água tratada, sendo que, destas, 20 informaram ter cobertura de 100% (cem por cento), sinalizando assim a universalização no atendimento. Por outro lado, 15 (quinze) cidades apresentaram atendimento inferior a 80% (oitenta por cento) da população.


VEJA O RANKING:
 Ainda segundo o estudo, não é falta de dinheiro. E não é mesmo! Segundo o Ministério das Cidades, mais de R$ 33 milhões foram repassados para o Acre. Agora, o sistema administra mais de 1 bilhão de obras do PAC 1, PAC 2 e BNDES. Isso somente para Rio Branco. Mesmo com o aumento dos recursos para saneamento básico nos últimos anos, principalmente por causa do PAC, a maioria dos projetos não sai do papel. Segundo dados do IBGE, a água tratada chega a pouco mais de 56,52% da população de Rio Branco.


O levantamento feito pelo Trata Brasil fará parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Cnuds), a Rio+20.


Amanhã a reportagem vai falar sobre saneamento básico.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido