Menu

LIGANDO OS PONTOS NO ACRE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por organização 350 no Acre


Por todo o planeta podem ser observadas enchentes, secas e chuvas cada vez mais intensas. Pessoas estão morrendo e comunidades inteiras têm sido devastadas. Os impactos dos eventos extremos testemunhados hoje não tem semelhança com nada que já fora visto antes.

Publicidade

No entanto, é difícil para a maior parte das pessoas perceber que tudo isso está conectado. É por esse motivo que a organização “350.org”, internacionalmente conhecida por suas ações e ativa em mais de 180 países, lançou uma campanha mundial para “ligar os pontos” entre emissões de CO2 derivadas de combustíveis fósseis, mudanças climáticas e eventos climáticos extremos.


Intitulada “Dia de Impactos Climáticos”, a campanha voluntária desse ano, será realizada em diversos países estrategicamente no mesmo dia, 5 de maio,  para chamar a atenção da sociedade civil e dos líderes mundiais sobre a relação entre os desastres naturais e as mudanças climáticas.


Em Rio Branco, um grupo de pessoas, instituições e universidades (Instituto de pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, UFAC, Uninorte, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente – SEMA/SEMEIA e Instituto de Mudanças Climáticas e Impactos Ambientais – IMC) aderiram a campanha e estão organizando uma série de atividades, na semana que precede o dia 05 de maio e nesta data.


A agenda promovida pelo grupo é extensa, palestras, cursos, jogos ambientais, shows com artistas locais, caminhada a favor do 350 e muitas outras atividades estão sendo realizadas em universidades, escolas e em ambientes públicos.


Esta não é a primeira vez que são promovidas ações da organização 350.org em Rio Branco. Em 2010 os acadêmicos da Uninorte, incentivados pelo pesquisador Foster Brown, pela coordenadora do departamento de gestão de riscos ambientais, Vera Reis e pela coordenadora do curso de biologia da uninorte, Márcia Cristina, deram um ponta pé inicial. Já em 2011, o grupo aumentou, sob coordenação da jornalista Julie Messias, foram realizadas palestras e mesas redonda com jornalistas, instituições e ONG’s, voltadas para o público em geral.


Apóiam a campanha nesse ano, o Viveiro da Floresta do Estado do Acre, Deputado Federal Gladson Cameli, Gabinete do Senador Aníbal Diniz, Atacadão Rio Branco, UFAC, Atacadão Dayane, NT Gráfica, Via Verde Shopping, Brilhograf e Casas Estética.


Para informações sobre o movimento no mundo acesse: www.climatedots.org/pt/  e www.350.org


Para informações do evento no Acre: www.facebook.com/ligandoospontosnoAcre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido