Menu

Enquanto 41% admitem não pagar as dívidas, 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Da Redação ac24horas.com
Com informações da Fecomercio

Dependente exclusivamente do contra-cheque estadual, a população do Acre passa por maus bocados para pagar as contas cotidianas e tentar poupar algum dinheiro. Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) revela que 41% dos entrevistados admitem não pagar as dívidas no vencimento e 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011.

Anúncio

O estudo se deu entre 16 e 20 de abril e abordou cerca de 300 pessoas de Rio Branco que transitam em lugares de maior fluxo, com a finalidade de levantar informações sobre renda e movimentação financeira da população economicamente ocupada.

Leia também:
TV e geladeira são os bens duráveis predominantes nos lares do Acre

Quando indagados a respeito de planejamento, 39% dos consumidores declararam não ser adeptos a planos tampouco a controle dos gastos. Dos 41% que carregam inadimplência, 33% estão com atrasos em mais de 45 dias.

Os motivos para atrasar o pagamento, segundo eles, são descontrole sobre as obrigações contraídas (42%), redução da renda (18%) e desemprego (18%).

Quanto à existência de dívidas adquiridas nos últimos 12 meses, 49% disseram que são decorrentes de compras normais, 19% culparam o cartão de crédito e 11% citaram os empréstimos bancários.

Das providências tomadas para pagamento das contas atrasadas, 53% dos entrevistados afirmaram haver cortado gastos, 13% têm evitado o uso de cartão e 9% deixaram de fazer alguma coisa de que gosta. Entretanto, 8% confirmaram não fazer nada.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.