Menu

Enquanto 41% admitem não pagar as dívidas, 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Da Redação ac24horas.com
Com informações da Fecomercio


Dependente exclusivamente do contra-cheque estadual, a população do Acre passa por maus bocados para pagar as contas cotidianas e tentar poupar algum dinheiro. Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) revela que 41% dos entrevistados admitem não pagar as dívidas no vencimento e 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011.

Publicidade

O estudo se deu entre 16 e 20 de abril e abordou cerca de 300 pessoas de Rio Branco que transitam em lugares de maior fluxo, com a finalidade de levantar informações sobre renda e movimentação financeira da população economicamente ocupada.


Leia também:
TV e geladeira são os bens duráveis predominantes nos lares do Acre


Quando indagados a respeito de planejamento, 39% dos consumidores declararam não ser adeptos a planos tampouco a controle dos gastos. Dos 41% que carregam inadimplência, 33% estão com atrasos em mais de 45 dias.


Os motivos para atrasar o pagamento, segundo eles, são descontrole sobre as obrigações contraídas (42%), redução da renda (18%) e desemprego (18%).


Quanto à existência de dívidas adquiridas nos últimos 12 meses, 49% disseram que são decorrentes de compras normais, 19% culparam o cartão de crédito e 11% citaram os empréstimos bancários.


Das providências tomadas para pagamento das contas atrasadas, 53% dos entrevistados afirmaram haver cortado gastos, 13% têm evitado o uso de cartão e 9% deixaram de fazer alguma coisa de que gosta. Entretanto, 8% confirmaram não fazer nada.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido