Menu

Deputado Jamyl Asfury quer Aleac na negociação da greve dos engenheiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Jamyl Asfury (DEM), quer que a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) interceda entre o governo do Estado e os engenheiros que estão em greve há uma semana. Ele vai propor, na quarta-feira (02), que seja formada uma comissão de parlamentares para buscar negociação entre governo e a categoria.

Formado em Engenharia, Jamyl Asfury participou, nesta segunda-feira (30), da assembléia realizada pelo Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge-AC). O evento aconteceu no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura. Revoltados com o que classificam como descaso com sua luta, os engenheiros afirmaram que já não reivindicam serem recebidos pelo governo. Eles querem uma resposta positiva à sua proposta.

Anúncio

O movimento dos profissionais da Engenharia reivindica o cumprimento da Lei Cartaxo. Aprovada pela Aleac e sancionada pelo governo em 2008, a lei estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. Pelo PCCR, o Estado deve pagar, através de Gratificação por Atividade Específica (GAE), o piso salarial dos engenheiros, que é de 8,5 salários mínimos. Enquanto o piso hoje é de R$ 5,3 mil, o governo do Estado ainda paga R$ 3.570,00 mesmo valor de 2008.

Como já havia se posicionado anteriormente, na Aleac, em apoio à luta de sua categoria, Jamyl disse ser inconcebível a necessidade de fazer greve para garantir o cumprimento de uma lei. Também criticou a não abertura de negociação pelo governo. “Vou propor a formação de uma comissão de parlamentares para interceder junto ao governo e estabelecermos uma negociação. Esta situação não pode continuar como está, com uma categoria tão importante para o Estado com suas atividades paralisadas”, disse.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.