Menu

Rio Branco vai ter laboratório da Merieux para estudar doenças causadas por vírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana e a Fundação Merieux assinaram, nesta quinta-feira (26) um termo de cooperação técnica para implantação do Laboratório de Virologia Biomolecular, em Rio Branco. Serão estudadas doenças causadas por vírus, especialmente as hepatites. “A Amazônia é a região em que mais hepatites virais circulam e onde mais se morre por hepatites. O Acre, Rondônia e Roraima sofrem mais com esta situação desconfortável por conta das populações isoladas”, comentou o professor doutor da Universidade Federal da Bahia, Raimundo Paraná.


A prioridade será a realização de pesquisa sobre hepatites virais, sorologia para doenças endêmicas, vacinas e hepatite delta, podendo se voltar também para multirresistência bacteriana e viroses respiratórias. A parceria com o governo prevê que a fundação possa arcar com todas as despesas de infraestrutura e compra de equipamentos. Já o governo entra com a cessão do terreno – dentro do complexo do Hospital das Clínicas – e com recursos humanos.

Publicidade

Até setembro deste ano será enviada uma delegação de técnicos, que, em parceria com o governo, iniciará o projeto arquitetônico do laboratório, que custará 1 milhão de euros. A Fundação Merieux investe em países em desenvolvimento que enfrentam sérios problemas de saúde, com a preocupação da sustentabilidade e do retorno social.


Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido