Menu

Rio Branco vai ter laboratório da Merieux para estudar doenças causadas por vírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana e a Fundação Merieux assinaram, nesta quinta-feira (26) um termo de cooperação técnica para implantação do Laboratório de Virologia Biomolecular, em Rio Branco. Serão estudadas doenças causadas por vírus, especialmente as hepatites. “A Amazônia é a região em que mais hepatites virais circulam e onde mais se morre por hepatites. O Acre, Rondônia e Roraima sofrem mais com esta situação desconfortável por conta das populações isoladas”, comentou o professor doutor da Universidade Federal da Bahia, Raimundo Paraná.

A prioridade será a realização de pesquisa sobre hepatites virais, sorologia para doenças endêmicas, vacinas e hepatite delta, podendo se voltar também para multirresistência bacteriana e viroses respiratórias. A parceria com o governo prevê que a fundação possa arcar com todas as despesas de infraestrutura e compra de equipamentos. Já o governo entra com a cessão do terreno – dentro do complexo do Hospital das Clínicas – e com recursos humanos.

Anúncio

Até setembro deste ano será enviada uma delegação de técnicos, que, em parceria com o governo, iniciará o projeto arquitetônico do laboratório, que custará 1 milhão de euros. A Fundação Merieux investe em países em desenvolvimento que enfrentam sérios problemas de saúde, com a preocupação da sustentabilidade e do retorno social.

Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.