Menu

Eber propõe criação de frente parlamentar para discutir a qualidade do ensino no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A falta de acesso dos estudantes acrianos aos principais cursos oferecidos pela Universidade Federal do Acre (Ufac), depois da adoção do Enem, como forma de avaliação para ingresso ao ensino superior, gerou especulações sobre a qualidade do ensino público no Estado.


Preocupado com os rumos da educação no Acre e a falta de oportunidade dos jovens acrianos, o deputado Eber Machado (PSDC), deverá entrar com uma proposta, na Aleac, de criação de uma frente parlamentar de fortalecimento ao ensino público no Acre.

Publicidade

“As frentes parlamentares são constituídas livremente pelos políticos e objetivam a defesa de interesses da sociedade. No momento, um dos gargalos enfrentados pelos nossos estudantes é a qualidade do ensino público. Portanto, a proposta é promover esta discussão”, diz Eber.


O principal objetivo do deputado é discutir a qualidade e os novos rumos do ensino no Acre. Machado é autor de um projeto que cria a Universidade Estadual do Acre (UEAC), o parlamentar quer demonstrar que é necessário o envolvimento do Estado, no ensino superior.


“No âmbito dos debates sobre a qualidade do ensino público, teremos a oportunidade de comprovar a necessidade da instalação de uma universidade estadual. Nossa proposta é viável. Seria um divisor de águas no cenário da educação de nosso Estado”, enfatiza.


O requerimento que pede a criação da frente parlamentar de fortalecimento ao ensino público no Acre deverá ser apresentado na próxima semana. De acordo com Eber Machado, sua proposta pode contribuir com melhorias ao ensino nas escolas estaduais.


“Precisamos saltar o estágio de subdesenvolvimento para um estágio de desenvolvimento. Para isso, é necessária uma educação de qualidade. Vamos reunir um grande número de deputados e representantes de entidades ligadas à educação para discutirmos o assunto, A frente, sem dúvida, poderá contribuir nesse sentido”, justifica.


Mantido o foco na UEAC


A peregrinação de Eber Machado para a criação e instalação de uma universidade estadual, continua a todo vapor. O parlamentar conseguiu emendas com a bancada federal do Acre, para viabilizar seu projeto. Machado espera apenas o sinal verde do Governo do Acre.


“Recebi o apoio integral de nossos representantes federais. Em um segundo momento, fui à Roraima, visitei as instalações da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tenho convicção que as autoridades estaduais vão se sensibilizar e apoiar esta iniciativa”, destaca.


Machado disse ainda, que logo após a criada da Frente Parlamentar de Fortalecimento ao Ensino, convidará a bancada federal, para debaterem a instalação da UEAC. “Juntos, vamos levantar esta bandeira de mudanças na realidade da educação estadual”, finaliza.


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido