Menu

Bolivianos declaram “guerra” contra Brasileiros na faixa de fronteira de Capixaba

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


O Comandante Tanaka do 1º Batalhão do Exército da Fronteira Boliviana ainda continua na região próxima ao seringal Fortaleza com a ordem de retirar famílias brasileiras para fora do país. A Marinha Boliviana monitora uma faixa de 18 km na fronteira com Capixaba desde o Rio Abunã até o Arapiraca no Seringal Santa Fé. Mais de 60 homens fazem parte da operação chamada Reassentamento.

Publicidade

As informações foram repassadas ontem à noite. A reportagem conversou com um dos agricultores que teve a casa incendiada, o senhor Fernando Rodrigues Cardas. Ainda de acordo informações repassadas pelo agricultor, os bolivianos matam bois de propriedade de brasileiros para alimentar o Batalhão Uma das casas, do senhor José Carlos é utilizada como base. Carlos tinha saído para fazer compras e quando chegou foi surpreendido pela operação e expulso da comunidade. Ainda segundo informações, o prazo é para que até o dia 15 de maio, todos deixem as suas propriedades.


Essa não é a primeira vez que existem conflitos na região. No ano passado, mais de cem famílias foram repatriadas para os municípios de Plácido de Castro e Capixaba. Um acordo havia sido firmado entre o ex-presidente Lula e Evo Morales para que as famílias ficassem no local.


Na nova faixa de conflitos existem 30 famílias de brasileiros, alguns, que haviam voltado desiludidos com as condições oferecidas pelo Incra. Embora o conflito ocorra desde o dia 13 de abril, nenhuma autoridade brasileira se pronunciou até o momento.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido