Menu

Justiça determina que estado realize exame em bebê com toxoplasmose

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde do Acre deverá garantir assistência médica a um bebê que nasceu com toxoplasmose congênita. Por decisão do desembargador Pedro Ranzi, no dia 04 deste mês, a Sesacre está obrigada a oferecer o exame médico de oftalmoscopia (observação do fundo do olho, incluindo retina e estruturas internas), com a finalidade de diagnosticar possível anomalia em seu globo ocular e precisar seu tratamento de saúde.

Desde o seu nascimento, a criança e sua mãe tinha que se deslocar de Capixaba, onde residem, para Rio Branco, para tentar realizar o exame. Mas o único equipamento do Hospital das Clínicas (antiga Fundhacre) que possibilita a sua realização estava danificado, sem previsão de conserto.

Anúncio

A Defensoria Pública, que ingressou com um mandado se segurança, pediu que esse exame fosse feito na rede particular,onde o custo é de R$ 300,00, em média.

O desembargador Pedro Ranzi lembrou que, de acordo com o preceito da Constituição Federal, assim como precedentes do TJAC, a saúde deve ser entendida como bem relevante à vida e à dignidade humana. Segundo Ranzi, o exame é imprescindível para o diagnóstico, além de garantir a prevenção de futuras complicações em seu desenvolvimento, como retardamento mental, surdez, convulsões, dentre outras.

No último dia 17, a Procuradoria-Geral do Estado informou que a decisão será cumprida.

Da redação com informações do TJ/AC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.