Menu

Infectologista da Unifesp vem ao Acre falar sobre novos tratamentos da hepatite C

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cidade de Rio Branco sediará nesta quarta-feira, 25, um treinamento médico sobre os novos métodos de tratamento ao vírus da Hepatite C. O infectologista Paulo Abrahão, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos profissionais da área, falará sobre os avanços no combate a doença.


O treinamento será direcionado aos médicos das clínicas particulares e unidades de saúde do sistema público do Estado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, o Acre é o estado com maior incidência de hepatite C, no Brasil.

Publicidade

AOMS considera a hepatite C crônica pode trazer consequências graves para os pacientes e para o sistema de saúde pública. No mundo todo, aproximadamente 170 milhões de pessoas (2% a 3% da população mundial) estão infectadas pelo vírus HVC.


No Brasil, o Ministério da Saúde aponta, entre 1999 e 2009, 132.950 casos suspeitos notificados e 60.908 confirmados. Estudos brasileiros demonstram uma prevalência de 1% a 2% da população, com estimativa entre dois a quatro milhões de infectados.


O infectologista Paulo Abrahão vem ao estado falar do uso do telaprevirl.  Novo tratamento para os pacientes portadores da hepatite C crônica. Trata-se de um antiviral de ação direta (DAA) da classe dos inibidores de protease.


O tratamento é indicado para adultos infectados pelo vírus HVC de genótipo 1, em combinação com o interferon peguilado alfa e ribavirina (terapia padrão atual). O medicamento já foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).


O medicamento telaprevir  aumenta as chances de cura em até 79% em pacientes infectados pelo genótipo 1 do vírus HVC. O novo tratamento leva à negativação completa do vírus e a consequente interrupção da evolução da doença.


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido