Menu

Filme sobre os índios isolados do Acre será exibido nesta 4a para alunos em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O documentário Nuku Inu Shinipabu Burã, que em português quer dizer Nós e os Brabos, será exibido nesta quarta-feira (25), para alunos da escola estadual Armando Nogueira, em Rio Branco. De autoria de Nilson Sabóia Kaxinawa, o filme mostra a história desse povo, que atualmente reside no baixo curso do Rio Humaitá, fronteira do Brasil com o Peru, na Terra Indígena (TI) Kaxinawá.


Expulsos de onde viviam pela ação de narcotraficantes e madeireiros peruanos, os índios foram forçados a morar em outro lugar. “Filmamos uma viagem com o antropólogo Terri Aquino em torno da TI do Humaitá, pelo Rio Muru e no Rio Jiboiaçu, para localizar os índios isolados. Fomos com uma equipe registrar os vestígios deles (como tapiri, fogo, restos de comidas, flechas e rastros) e acabamos sendo atacados. Eu filmei todos os vestígios, está tudo no documentário”, relatou em entrevista concedida à Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC).

Publicidade

Para ele, o principal objetivo do filme é de registrar, pesquisar e divulgar o modo de vida dos índios brabos. “Tanto dentro das aldeias como também para o mundo de fora”, comentou. Na hora da edição, o apoio veio da cineasta Mari Corrêa do Instituto Catitu, que desde o começo da década de 90 atua na formação audiovisual dentro das aldeias.


A atividade faz parte da programação “Abril no Acre Indígena” da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC) e governo do Estado por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).


Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido