Menu

Em audiência na Câmara dos Deputados, Tchê apresenta “trunfo” do Acre para renegociação de sua dívida com a União

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
Da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com

O Acre quem tem um trunfo que pode ajudá-lo na renegociação de sua dívida de R$ 1,4 bi com a União: a conservação e o uso sustentável de suas florestas?

Anúncio

Foi o que defendeu durante uma audiência pública, na Câmara dos deputados, o Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado José Luiz Tchê (PDT-AC), com a participação de parlamentares e governadores de vários estados, inclusive, o de São Paulo, Geraldo Alkimin (PSDB).

“Para ter a sua floresta preservada, o Acre gasta muito. Acontece que não somos os únicos beneficiados. Todo mundo se beneficia. Por isso, nada mais justo que recebermos um tratamento diferenciado. Se o Acre não se desenvolveu mais é porque estávamos preocupados em preservar a floresta. Para se ter ideia, o nosso Estado paga R$ 1 milhão a cada dia útil do mês para a União”,  afirmou o parlamentar.

Durante o encontro, o coordenador do grupo de trabalho da Câmara Federal que discute a renegociação da dívida dos estados, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse qye irá conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tentar agenda como ele um encontro no qual será apresentada a proposta para renegociar a dívida dos estados e municípios.

“Esta audiência foi importante para que os governadores e secretários pudessem apresentar suas preocupações e a realidade de seus estados. Agora vamos aguardar essa reunião do grupo de trabalho da Câmara Federal com o ministro Mantega, para que possamos apresentar uma proposta ao Governo Federal. Estamos otimistas”, acrescentou o Luiz Tchê.

De acordo com o Presidente da Unale, as discussões em torno das dívidas não cessaram. “Continuo pelo Centro-sul, Norte e Nordeste,  Sudeste do Brasil conversando com o governadores e meus colegas deputados para fazer uma grande frente em favor da anistia ou renegociação desses débitos. Porque, se perdoamos a dívida de outros países, podemos perdoar a dívida dos estados onde moram os brasileiros”, encerra o parlamentar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.