Menu

Ashaninkas reivindicam criação de agroindústria no Rio Amônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Reunidas com o governador Sebastião Viana nesta terça-feira, lideranças da etnia Ashaninka pediram a implantação de uma agroindústria de polpa de frutas na região do rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. “Isso dará uma oportunidade às comunidades indígenas a terem uma melhor condição, a ter desenvolvimento na área agrícola”, disse Benki Piyanko.


Uma cópia do projeto da agroindústria, com informações sobre o potencial da região especialmente no que se refere ao cultivo de cupuaçu, graviola, açaí e urvalha, foi entregue ao governador Tião Viana para que seja avaliado. A reivindicação é que o empreendimento seja coordenado pela Associação Ashaninka e beneficiaria 80 famílias.

Publicidade

Zezinho Yubi e Benki Piyanko entregaram também um relatório de ações da Associação Ashaninka do Rio Amônia (Apiwtxa). Eles mostraram as iniciativas e projetos executados pela associação nos últimos 11 anos. Entre as ações destacam-se a realização de encontros, a criação do Centro Yorenka Ãtame, o trabalho de manejo de recursos naturais, entre outras.


Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido