Menu

Ashaninkas reivindicam criação de agroindústria no Rio Amônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Reunidas com o governador Sebastião Viana nesta terça-feira, lideranças da etnia Ashaninka pediram a implantação de uma agroindústria de polpa de frutas na região do rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. “Isso dará uma oportunidade às comunidades indígenas a terem uma melhor condição, a ter desenvolvimento na área agrícola”, disse Benki Piyanko.

Uma cópia do projeto da agroindústria, com informações sobre o potencial da região especialmente no que se refere ao cultivo de cupuaçu, graviola, açaí e urvalha, foi entregue ao governador Tião Viana para que seja avaliado. A reivindicação é que o empreendimento seja coordenado pela Associação Ashaninka e beneficiaria 80 famílias.

Anúncio

Zezinho Yubi e Benki Piyanko entregaram também um relatório de ações da Associação Ashaninka do Rio Amônia (Apiwtxa). Eles mostraram as iniciativas e projetos executados pela associação nos últimos 11 anos. Entre as ações destacam-se a realização de encontros, a criação do Centro Yorenka Ãtame, o trabalho de manejo de recursos naturais, entre outras.

Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.