Conecte-se agora

Anute denuncia farra das diárias e irregularidades dentro do Detran-Ac

Publicado

em

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
[email protected]

O vereador Luiz Anute [PPS] utilizou a tribuna no grande expediente da Câmara Municipal para denunciar festival de diárias e irregularidades no Detran-Ac, órgão administrado por Sawana Leite de Paulo Sá Carvalho. Segundo Anute, o órgão que abriga sobrinhos do vice-governador Cesar Messias nos setores de finanças e jurídico vem pagando duplas diárias a funcionária Dalzineide Santos Freitas. As diárias foram assinadas pelo presidente do PSB, Gabriel Maia. Carlos Alberto Silva de Araújo, outro servidor nomeado chefe do setor do pátio de inspeção de veículos, tem veículo rodando de forma irregular há seis anos. Alberto deve R$ 1.775,85 ao Estado.

As denuncias foram chanceladas pela vereadora Ariane Cadaxo [PCdoB] que pediu urgência na formulação de um documento encaminhando os fatos para conhecimento do Ministério Público. “Se o senhor tem documentos que comprovam essas denúncias graves faça um documento e envie com minha assinatura ao Ministério Publico”, disse Ariane.

As portarias 522 e 548/2012 comprovam a duplicidade nos pagamentos de diárias. No mesmo dia, Dalzineide estava nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Sena Madureira. A servidora ganhou cinco diárias e meia pelo período. Desde que foi nomeada, dia 02 de março deste ano, recebeu mais de dez diárias.

– O mais grave é que isso vem sendo permitido com o aval de uma senhora que é esposa de um juiz. Sem carteira de habilitação, essa senhora Dalzineide não pode fiscalizar ninguém. Ela tem que explicar como está retirando a sua habilitação através do Centro de Formação da Policia Militar que em tese é de direito apenas dos militares – acrescentou Anute.

Em aparte, o vereador Alisson Bestene propôs que as informações e documentos também fossem repassadas para a Assembleia Legislativa do Acre “para o líder da oposição exigir explicações do Detran-Ac”, disse Alisson.

As diárias denunciadas foram assinadas pelo diretor em exercício, Gabriel Maia Gelpke, presidente regional do PSB. Os documentos que comprovam a circulação irregular do veículo do servidor Carlos Alberto Silva Araújo, foram emitidos através do Sistema SVE.

A reportagem tentou falar com a diretora do Detran, Sawana Leite, mas segundo informações, ela cumpre agenda no município de Porto Acre que não dispõe de sinal para telefonia celular. O vereador Ricardo Araújo, do PT, utilizou o tempo disponível do partido no grande expediente, mas não tocou no assunto mais polêmico do dia.

No início da noite foi encaminhado à redação de ac24horas uma nota de esclarecimento:

DETRAN diz que não há irregularidades no pagamento de diárias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Departamento Estadual de Trânsito vem a público esclarecer o conteúdo divulgado em matéria publicada no site ac24Horas no dia de hoje, 24. Primeiramente é necessário esclarecer que a servidora Dalzineide Santos de Freitas se deslocou ao Vale do Juruá no dia 09 de abril para realizar levantamento das dificuldades dos servidores ao utilizar o sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

O retorno da mesma estava marcado para o dia 14 do mesmo mês, conforme podemos comprovar através da Portaria nº 522, expedida em 03 de abril de 2012. No entanto, a servidora foi deslocada ao município de Sena Madureira em razão da necessidade de promover bancas examinadoras no referido município.

A ação supramencionada se deu após contato telefônico realizado pelo responsável pela escala das bancas, Senhor Carlos Alberto Silva Araújo, por meio do qual foi sondada a possibilidade de a mesma compor uma equipe de avaliação de exames no município de Sena Madureira, conforme constante na Portaria nº 548, expedida por este departamento em 11 de abril do corrente ano. O motivo se deu pelo fato dos demais examinadores de trânsito encontrarem-se escalados para o Processo Seletivo do Deracre.

Após cumprimento da agenda do Vale do Juruá, a servidora informou a diretoria administrativa e financeira deste órgão por meio de requerimento, protocolado em 18 de abril do corrente ano, quanto à necessidade de devolução de diárias recebidas em duplicidade e que, portanto, não fazia jus, uma vez que realizou as duas atividades no prazo contido na Portaria nº 522. Solicitou ainda verificação da possibilidade de efetuar o ressarcimento somente no dia 26 de abril, data em que será realizado o pagamento dos servidores desta autarquia neste mês.

É válido ressaltar que os exames teóricos e práticos nas cidades do interior do Estado seguem calendário pré-fixado para realização semanal de, no mínimo, quatro bancas examinadoras, com uma média de 10 a 16 examinadores ao todo.

Ainda sobre Dalzineide, a mesma é servidora do quadro da Secretária de Segurança Pública, cedida a este órgão de trânsito, onde exerce, entre outras, a função de examinadora de trânsito. Há mais de 10 dez anos possui curso de instrutor de trânsito, certificado pelo Sest/Senat. No momento, concluiu o processo de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e adição de categoria, tendo sido examinada pela Banca da Polícia Militar, já que este foi um entendimento entre diretoria do Detran/AC e comando da PM para dar lisura a este certame, evitando assim que a sua avaliação fosse realizada pelos próprios colegas de quadro funcional. Portanto, é importante salientar que todos os examinadores de trânsito possuem CNH, requisito exigido para a execução das atribuições relativas ao cargo.

Outrossim, quanto à denúncia feita de que o servidor Carlos Alberto Silva Araújo transita com automóvel de forma irregular há seis anos, o mesmo informa que o veículo em questão não tem sido utilizado ao longo deste período, já que apresenta problemas mecânicos.

Por fim, ressaltamos que de forma alguma existe dentro deste órgão a realização de farra de diárias, conforme aponta o site. Costumeiramente o Detran/AC publica suas portarias com o fim de tornar público e transparente os atos administrativos de sua competência.

Sawana Carvalho
Diretora geral do Detran-AC

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Morre o Gouveião, funcionário aposentado da Aleac, aos 77 anos

Publicado

em

Neste domingo, 01, morreu, vítima de câncer no pulmão, Cleomar Freire Gouveia, conhecido como Gouveião.

Gouveião tinha 77 anos e era conhecido por ter sido por muitos anos diretor geral do Parlamento acreano, perdendo o posto em 1999 para o então Senador da República, Sérgio Petecão.

Tio da Conselheira do Tribunal de Contas, Naluh Golveia, Gouveião era torcedor do Clube Juventus e estava internado há mais de uma semana no Hospital Santa Juliana.

Fato curioso é que sua falecida esposa também morreu num domingo.

Continuar lendo

Acre

Gladson conduz carreata do Club do Fusca até o município de Xapuri

Publicado

em

O governador Gladson Cameli esteve participando neste domingo, 1º, de uma carreata a convite do Club do Fusca. Os adeptos saíram do Segundo Distrito em direção ao município de Xapuri.

Estiveram no ato, vários exemplares e versões melhoradas do veículo que ganharam a BR-317 e fizeram um verdadeiro desfile.

O chefe do executivo acreano conduziu o passeio, dirigindo um dos exemplares do veículo cedido pela organização do evento.

Nas redes sociais, o governador afirmou que o fusca, além do avião, é uma de suas paixões. “Carro é uma das minhas paixões! E hoje, à convite do Fusca Clube Acre, dei um passeio de fusca com meu filho Guilherme. Foi show! O fusca é um carro apaixonante, só quem é amante dessa relíquia sabe. O que eu dirigi era top! Novinho, novinho. Gratidão pelo convite! Gosto muito desse tipo de atividade e acredito que devemos estimular e valorizar cada vez mais”, declarou.

Atualmente com mais de 60 adeptos, a Associação Fusca Club Acre existe desde 2009, sendo fundada oficialmente em 2014. Segundo o presidente da associação, Genival Sombra, os passeios ocorrem costumeiramente aos fins de semana, como forma de entretenimento, exposição e conquistar novos adeptos.

Continuar lendo

Acre

Mais de 5 mil adolescentes foram imunizados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Saúde do município de Cruzeiro do Sul, mostrou que mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 no Tik Tok da vacinação, montado no Shopping Copacabana, no último sábado, 31.

A prefeitura estimava atender mais de 12 mil jovens no mutirão. Inicialmente, os atendimentos seriam feitos das 16h às 21h, mas o horário precisou ser estendido até às 22h para atender a demanda.

Dados do portal de transparência do governo, apontam que o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até esta sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Continuar lendo

Acre

Acre registra uma morte e seis casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, o número faz com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Os dados da saúde contabilizaram apenas uma notificação de óbito, sendo um morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos que deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no sábado, 31 de julho. O número oficial de mortes por Covid-19 subiu para 1.800 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas