O produtor rural Francisco e a mulher Josefa Pontes da Silva tem uma pequena propriedade na zona rural de Brasileia. A família trabalha com a criação de aves. Depois das sucessivas quedas de energia no último fim de semana, o prejuízo já pode ser contabilizado região, onde mil aves morreram por falta de ventilação. “Nosso lucro dessa vez vai ser negativo junto a cooperativa, temos metas a serem cumpridas. A empresa de energia atrasou a conta por três meses e tive meu nome inserido serviço de proteção me causando transtornos”, desabafou dona Josefa.
O problema foi em Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, que recebem energia por meio de um linhão. Na sexta-feira e no sábado, essas cidades enfrentaram vários apagões. Com a falta de energia, teve produtor que acumula prejuízo de até R$ 3 mil. Esse dinheiro seria praticamente o lucro, além de pagar as despesas com energia, funcionários e cooperativa. No ramal do km 13, localizado na BR 317 (Estrada do Pacífico), muitos dos criadouros tiveram seus prejuízos e resolveram denunciar a Eletrobrás.
“Quero ver dessa vez como vai ser, pois estou indo à delegacia prestar queixa e quero ser ressarcida do prejuízo. Também vamos levar nossas reclamações ao Governo e como os outros criadores, já penso em desistir desse negócio”, finalizou a produtora.
Da redação, com informações do altoacre.com