Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
[email protected]
O senador Sérgio Petecão (PSD) foi recebido na sede da FUNAI, em Rio Branco, pelo movimento indígena que ocupa desde a última terça-feira o prédio da instituição.
Os mais de 180 índios representados pelos líderes indígenas, Paulo Nukiny (região de Mancio Lima) e Chiquinho Arara (Marechal Taumaturgo) entregaram ao parlamentar um documento pedindo a ele que interceda pelos direitos dos povos indígenas, junto à presidência da república.
O movimento pede a demarcação imediata das 36 terras indígenas do Estado e reclama ainda da falta de assistência no serviço de saúde, que tem ocasionado a morte de indígenas com a gripe H1N1, em Feijó e o óbito por causa desconhecida, de crianças, em Santa Rosa do Purus.
“Temos pessoas morrendo, com vários tipos de doença nas aldeias. Não há remédio. Não há assistência do governo. A Secretaria de Saúde Indígena nos abandonou. A única forma que temos de protestar e chamar a atenção é fazendo isso aqui. Agradecemos a presença do senador Petecão, pela sua coragem de ter vindo aqui nos ouvir”, diz um dos líderes do movimento Paulo Nukiny.
“Sei que não posso resolver tudo aqui, mas estou com vocês para ouvir as reclamações. Vou encaminhar o documento a Casa Civil da presidência da república. Estou aqui pra dizer que estou do lado da comunidade indígena e entendo que essa manifestação é legitima. Vou fazer o que puder, o que estiver nas minhas possibilidades”, disse Petecão.
Os indígenas só deixarão o prédio depois da garantia de que suas reivindicações serão atendidas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)