Menu

IFAC firma parceria com cooperativa para ações de coleta seletiva do lixo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Rio Branco (Catar) assinaram um termo de adesão para realização de uma campanha de coleta seletiva do lixo no âmbito do Ifac, em Rio Branco. A ação integra o projeto Sustentabilidade na Amazônia- Trajetória dos Povos da Floresta.

O termo  vai garantir que os resíduos descartados pela comunidade do IFAC/Campus Rio Brancos sejam destinados para a cooperativa, conforme preceitua o Decreto Federal nº 5.940/06, de 25 de outubro de 2006, que formaliza a política pública que tem como desafio de contribuir para inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis.

Anúncio

Na solenidade em que a parceria foi celebrada, nesta quinta-feira (19), foram apresentados projetos sustentáveis de reciclagem que poderão ser desenvolvidos com os materiais recolhidos no IFAC/Campus Rio Branco e na região do entorno, pela Fundação Tecnológica do Acre – Funtac e pela Indústria Plasacre.

Um dos focos será o recolhimento de pilhas elétricas, comumente encontradas em comércios e utilizadas na maioria das residências, se indevidamente descartadas, podem contribuir para a contaminação do meio ambiente. Elas possuem, em sua composição, mercúrio, chumbo e cádmio, metais altamente tóxicos. Os alunos terão uma meta até o final de semestre de alcançar 2.000 pilhas e baterias para serem enviadas para ONGs, bancos (que tem o projeto) e a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco.

Da redação com informações do IFAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.