Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul festeja o Dia do Índio com festa na Aldeia Katukina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pelo quarto ano consecutivo a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, organizou as festividades comemorativas do Dia do Índio nas comunidades indígenas pertencentes a Aldeia Katukina, na BR 364. Desde que assumiu a administração, o Prefeito Vagner Sales tem procurado dar atenção aos mais variados segmentos que compõem a nossa realidade cultural e não tem sido diferente com os povos indígenas.


A boa relação da Prefeitura com os indígenas tem se refletido na prática com as ações realizadas em favor da etnia, sendo o destaque a construção do Posto de Saúde da comunidade Katukina, que hoje é referência na região e é dirigido pelo indígena Orlando Katukina. Orlando destacou que a política administrativa da gestão do prefeito Vagner Sales, voltada para a população indígena de Cruzeiro do Sul, tem resultado em bons frutos. Ele afirmou que esta é a melhor gestão municipal para a saúde indígena de todos os 22 municípios acrianos.

Publicidade


Já Fernando, cacique dos povos Katukinas, destacou que é costumeiro nesta data os índios fazerem comemorações resgatando suas tradições culturais com o objetivo de mostrar às novas gerações suas manifestações como forma de garantir a continuidade do legado cultural dentro da comunidade. “Nós estamos ensinando aos nossos alunos de ensino fundamental e ensino médio, a nossa história, os nossos valores, a nossa tradição. Nós estamos documentando para que esse trabalho fique gravado na escola, na comunidade como um registro da memória da nossa cultura, além de participarmos do nosso tradicional torneio de futebol organizado pela prefeitura. É uma mistura de cultura indígena e não indígena”, destacou. Para o cacique o melhor que eles tem recebido da prefeitura é o investimento na saúde. Fernando também destacou  a responsabilidade do prefeito Vagner Sales na administração dos recuros que são destinados pelo Ministério da Saúde, para os povos indígenas.


Representando o Prefeito Vagner Sales o Vice Mazinho Santiago dissse que não é nenhum favor o que tem sido realizado em prol das comunidades indígenas. “É um dever do município atender seus munícipes e proporcianar, dentro das condições possíveis o bem estar e as realizações que garantam melhor qualidade de vida”, disse Mazinho.


Durante todo o dia as 5 aldeias que integram o povo Katukina, participaram de várias atividades, inclusive de um torneio de futebol organizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido