Menu

Jamyl Asfury presta homenagem aos policiais com sessão solene na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira (19), sessão solene pela passagem do Dia do Policial, comemorado em 21 de abril. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Jamyl Asfury (DEM), pré-candidato a prefeito de Rio Branco, que é policial federal.


O evento contou com a participação de representantes do governo do Estado, de instituições de segurança pública e de entidades representativas dos policiais federais, rodoviários federais, militares, civis, delegados e dos bombeiros. Durante os discursos, temas polêmicos relacionados à segurança pública foram debatidos.

Publicidade

Dentre os temas polêmicos que marcaram os discursos, a possibilidade de descumprimento, pelo governo do Estado, da lei que exige nível superior para ingresso na Polícia Civil. Também, a perda salarial dos policiais civis na aposentadoria e os valores do adicional de risco de vida pago aos policiais militares.


Os representantes do Sindicato da Polícia Civil do Acre (Sinpol), agente Itamir Neves de Lima, disse que a categoria não aceitará o descumprimento da lei que exige nível superior para ingresso na Polícia Civil. Segundo ele, seria um retrocesso.


O sindicalista disse, ainda, que muitos policiais civis, com tempo de serviço e idade para a aposentadoria, não se aposentam devido ao achatamento do salário. Ele citou exemplo cujo salário passou de R$ 3,5 mil para R$ 1,2 mil.


O secretário de Polícia Civil, delegado Emilson Farias, que representou o governador Tião Viana (PT), garantiu que o Estado não vai descumprir a lei que exige nível superior. Ele criticou o debate formado em torno do assunto, falou de avanços na segurança pública e parabenizou os policiais pelo seu dia.



Reconhecimento e apoio


Para o deputado Jamyl Asfury, a realização da sessão solene foi uma forma de a sociedade reconhecer a importância do trabalho dos policiais. Também, uma oportunidade para debater sobre as necessidades e lutas da categoria para que possa prestar um melhor serviço à sociedade.


“É preciso reconhecer a importância do policial para a sociedade. A sociedade precisa de uma polícia cada vez mais qualificada e mais aparelhada para prestar um serviço melhor”, disse.


O parlamentar defendeu o cumprimento da lei que exige nível superior para ingresso na Polícia Civil e disse que a sociedade não vai aceitar retrocesso. Jamyl foi aplaudido pelos policiais presentes à sessão e sua iniciativa foi elogiada em todos os discursos.


Por Ezí Melo

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido