Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidora pública do Acre consegue liminar que suspende desconto de valores no salário referentes ao Plano Collor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma servidora pública do Acre conseguiu liminar para impedir que a União continuasse descontando do seu salário valores referentes ao Plano Collor. A decisão é da juíza federal Luciana Raquel Tolentino de Moura, proferida no fim do mês passado.


O Plano Collor foi o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização de da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990/1992). Dentre essas medidas estabelecidas pelo Plano, encontrava-se o congelamento de preços e salários que, posteriormente, por determinação do governo, foram reajustados com base na inflação esperada.

Anúncios


Dessa forma, assim como outros trabalhadores, a servidora teve reajuste de 84,32%, que para a União, é indevido. Mas a funcionária pública alegou que recebia o percentual em razão de decisão da justiça trabalhista transitada em julgado.


Em sua sentença, a juíza afirma que o desconto no salário a título de reposição está proibido. “Ante o exposto, defiro a medida liminar pleiteada por Vânia Maria de Melo Brito para determinar à Superintendente da Divisão de Recursos Humanos da Gerência Regional de Administração no Acre que se abstenham de proceder ao desconto dos vencimentos da impetrante, a título de reposição ao Erário, dos valores referentes ao percentual de 84,32% – Plano Collor, até ulterior deliberação deste juízo”.


Veja documento –  plano_collor


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido