Menu

Ungido por SebasTião Viana, pré-candidato a prefeito de Acrelândia pelo PSDC pode estar inelegível

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Não será tão fácil assim a entrada do empresário Eudalino Nogueira Santos na tumultuada política do município de Acrelândia, cidade localizada a 101 km da capital. Após a notícia do batismo de sua pré-candidatura pelo governador SebasTião Viana, circulou na zona urbana ontem (11), cópia de uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral que comprova a não filiação de Nogueira em nenhum partido político.

Anúncio

O fato movimenta bancas de advogados dos partidos de oposição e divide opiniões de assessores políticos e consultores que trabalham com a alimentação de dados do sistema filiaweb. Na avaliação de Jecy D’ ávila, para estar elegível, Nogueira teria que ter se filiado até o dia 06 de outubro de 2011 e constar na lista enviada pelo PSDC até o dia 14 de outubro do ano passado.

– Aqueles que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nessas eleições devem contar com no mínimo um ano de filiação partidária – comentou a executiva.

Contas no sistema do filiaweb do Tribunal Superior Eleitoral, que Nogueira tinha dupla filiação. Ele era filiado até 12 de outubro de 2010 no Partido dos Trabalhadores [PT] e no PSDB. Ambas filiações foram canceladas no dia 04 de janeiro de 2010.

Termina no dia 16 de abril o prazo para o envio das relações de filiados pelos partidos políticos via Internet. Após receber a relação dos filiados, a Corregedoria-Geral Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, daquelas pessoas que estão ligadas a mais de uma legenda, etapa realizada entre os dias 17 e 22 de abril.

A turma do espalhafato em Acrelândia afirma que os partidos estão dispostos a brigar na justiça pela inelegibilidade de Nogueira. Suspeita-se que o dono de um posto de combustível acusado pela viúva do vereador Pinté de pagar propina para o pai do prefeito Carlinhos [PSB], preso por participar do consórcio que assassinou Fernando José Costa, o Pinté, seja o pré-candidato Nogueira, que presta serviços para o executivo municipal desde a fundação de Acrelândia. Nogueira é amigo do ex-prefeito Carlinhos e de seu pai Paulo Cesar.

Embora já tenha apresentado dupla filiação, Nogueira não é de participar ativamente da política em Acrelânda. O sangue novo é tido como um “candidato de gaveta”, estilo Marcus Alexandre em Rio Branco. O deputado estadual Éber Machado, que adotou Acrelândia em seu feudo político é outro apoiador de Nogueira. Apesar de não constar em nenhuma filiação partidária até o momento, há boatos de que a regularização do empresário seja resolvida na 8ª zona eleitoral.

A briga promete, e mostra como será o ano político em Acrelândia.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.