Menu

Pesquisar
Close this search box.

ZPEs: Perpétua Almeida saúda vitória de todos os acreanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Discursando como líder do PCdoB durante sessão ordinária da Câmara Federal, na tarde desta quarta-feira, Perpétua Almeida saudou os ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, o secretariado das administrações anteriores, o gestor atual, Tião Viana e toda a sua equipe, pela “vitória de todos os cidadãos acreanos” em razão da homologação da Zona de Processamento de Exportações do Acre. Perpétua lembrou o tempo recorde com que o Secretário Edvaldo Magalhães (Indústria, Comércio e Desenvolvimento) venceu as burocracias para, enfim, o estado conquistasse o aval da Receita Federal.


A deputada reproduziu as palavras da presidenta Dilma Roussef, para quem das 23 ZPE´s autorizadas a funcionar apenas a do Acre se coloca em condições de fazer isso neste momento. E relatou a repercussão nacional que a boa notícia mereceu –  como a citação do Jornal Valor Econômico à “pequena mas valorosa cidade de Rio Branco, que numa parceria com a cidade de Senador Guiomar, sede da ZPE no Estado do Acre, vai gerar milhares de empregos”. O desenvolvimento sócio-econômico que a ZPE trará, crê a deputada, “irá reverter os índices ainda modestos de desenvolvimento Humano no Acre (IDH)”.

Anúncios


Perpétua destacou o projeto da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que flexibiliza a lei atual das ZPE´s, autorizando a venda interna entre 40% a 50% no País e exportar os outros 50% ou 60%.  A deputada não vê barreiras para a aprovação do projeto nas duas casas, e lembra que a proposta, além de tornar o modelo mais competitivo, acelera obras. “Os mercados externos devem permanecer estagnados (ou crescendo muito pouco) por um largo período de tempo, mas mesmo nesse quadro, os países veem nas exportações o caminho natural para recuperar o crescimento doméstico. E no caso do Acre, nós somos hoje a porta mais próxima do Brasil para a entrada do Pacífico. Apenas 700 quilômetros e em torno de 30 milhões de pessoas vão se beneficiar com essa ZPE do nosso Estado”, afirmou.


A senadora autora do projeto prevê que as  ZPEs tendem a ser um dos mais importantes programas de desenvolvimento em implantação no Brasil. “ As ZPEs exibem um histórico de sucesso em mais de 130 países (dos mais variados níveis de desenvolvimento e de regimes econômicos), e não há nenhuma razão pela qual este sucesso não se reproduza aqui no Brasil”, disse.


Ao finalizar seu discurso, Perpétua mencionou o esforço do ex-secretário Gilberto Siqueira (Planejamento) e das federações da Indústria e Comércio do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido