A Embrapa anunciou a destinação de mais de R$ 300 mil para ações de transferência de tecnologia em áreas rurais que foram atingidas pela enchente no Acre. O objetivo é revitalizar e desenvolver experiências para o desenvolvimento de cultivares que possam se adaptar ao clima e solo da região.
O projeto será executado em 81 áreas em propriedades rurais de Rio Branco, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Porto Acre e Sena Madureira. As ações serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras dessas cidades.
Nesses municípios, a Embrapa vai incentivar o cultivo de mais de 48 mil mudas de frutíferas, dentre elas, a banana e mandioca, e distribuir 2,5 toneladas de sementes de milho e leguminosas, além de aplicação de 79 toneladas de adubo e corretivos. O início do plantio será em outubro, quando as chuvas se iniciam no Acre.
Com as chuvas que castigaram o Acre no mês de fevereiro, a agricultura e a pecuária do estado sofreram uma série de perdas. Entre plantios que ficaram submersos e as estradas rurais comprometidas, o que dificulta o escoamento dos produtos, a Secretaria Municipal de Florestas e Agricultura em Rio Branco estima que, somente na capital, o prejuízo chegue a mais de R$ 15 milhões.
Os recursos utilizados na ação provém de emendas parlamentares aprovadas pelos deputados federais Sibá Machado, Henrique Afonso, Thaumaturgo Lima e Flaviano Melo.
Da redação com informações da Embrapa