Conecte-se agora

Usina de Santo Antônio aciona duas turbinas tipo bulbo

Publicado

em

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio iniciou hoje (30) a geração comercial de energia, com a entrada em operação de duas turbinas do tipo bulbo que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina é um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cada turbina tem capacidade para gerar até 71,6 Megawatts, energia suficiente para atender a cerca de 350 mil residências. A hidrelétrica está sendo construída no Rio Madeira, em Porto Velho (RO).

A greve dos trabalhadores da usina não afetou o acionamento das turbinas, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, porque os testes já estavam sendo feitos desde dezembro do ano passado. Na tarde de hoje, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região está promovendo uma audiência de conciliação com os sindicatos dos trabalhadores e as empresas encarregadas da construção das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira.

Até o final do ano, a usina terá 12 turbinas em geração comercial e, a partir de janeiro de 2016, com todas as 44 turbinas em operação, a usina irá gerar energia para abastecer mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.

A expectativa inicial da empresa era de que o funcionamento da usina começasse em dezembro do ano passado, mas depois o prazo foi prorrogado para a segunda quinzena de março. Mesmo assim, o cronograma da obra ainda está adiantado em relação ao previsto em 2007, quando foi feito o leilão de Santo Antônio, que estabelecia o início da operação para dezembro de 2012.

A hidrelétrica terá capacidade instalada de 3,15 mil megawatts e custo de cerca de R$ 16 bilhões. Santo Antônio e a Usina Hidrelétrica Jirau formam o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira.

A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e operação da hidrelétrica por 35 anos, é formada pelas empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

Acre

Acre registra mais de 200 casos de Covid-19 nesta terça-feira

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 205 novos casos de coronavírus nesta terça-feira, 6 de dezembro. O número de infectados notificados é de 154.941 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta terça, 6, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 2.032 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

IBGE: 72,77% da população do Acre já está recenseada

Publicado

em

O IBGE divulgou nesta terça-feira (6) o 4º balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 05 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país.

O Acre está com 72,77% de sua população recenseada e se inclui entre os cinco Estados com menor contagem até agora. Esse percentual é também inferior à média nacional, de 78,73% dos habitantes visitados pelo IBGE.

O Instituto relata que está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, de 28/11 a 4/12, o IBGE contava com 60.611 recenseadores em ação, 33,1% do total de vagas disponíveis.

“Os cinco estados menos adiantados na evolução da coleta – Mato Grosso, Amapá, Espírito Santo, Acre e São Paulo – estão com, respectivamente, 42,1%, 35,6%, 30,3%, 40,0% e 31,9% das vagas ocupadas ativas”, diz o Instituto.

Do total de pessoas recenseadas em todo o País, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44%no Centro-Oeste. Até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6% eram mulheres.

Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país. O estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação a população estimada, é o Piauí (96,2%), seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%). Os menos adiantados são Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%).

Continuar lendo

Acre

Prefeitura inaugura iluminação e decoração de Natal na sexta-feira

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco promete encantar a população de Rio Branco com a iluminação e a decoração natalina deste ano na Praça da Revolução, no centro da capital acreana.

Para isso, o município investiu pesado e vai gastar cerca de R$ 800 mil. As novidades ficam por conta da casa do Papai Noel, que foi ampliada este ano, cerca de 16 mil metros de iluminação, um túnel de LED, além da decoração da fachada da Avenida Getúlio Vargas.

“Estamos aqui na praça fazendo uma decoração ainda melhor. Além de todas as luzes e decoração, vamos trazer outros atrativos para a criançada brincar, como parquinho”, afirma Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura.

Uma boa notícia é que a prefeitura vai contratar seguranças particulares para garantir a tranquilidade de quem vai curtir a decoração natalina. “Fizemos a previsão na licitação para a contratação de seguranças. Para se ter uma ideia, já temos dois seguranças trabalhando durante a montagem. Se não tiver vigilância, no outro dia a gente não encontra mais nada”, afirma.

Apesar da polêmica do ano passado, a nova casa do Papai Noel vai continuar da cor azul. Cid Ferreira justifica. “Ela permanece da cor azul que teve aceitação da população e o azul é a cor da prefeitura, de acordo com uma lei. Por isso, vai permanecer da cor azul.

A inauguração da iluminação e decoração acontece na noite da próxima sexta-feira, 9.

Continuar lendo

Acre

Ex-vereador Raimundo Menezes vem a óbito no PS, vítima de AVC

Publicado

em

O ex-vereador e empresário Raimundo Menezes, veio a óbito na tarde de segunda-feira, 5, no Pronto Socorro da capital, vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Meneze havia sido internado no último sábado, 3. O irmão Esperidião Kennedy Menezes, divulgou que o velório está acontecendo na funerária São Francisco, próximo ao Maria Farinha, e o enterro será nesta terça, no cemitério Morada da Paz, no bairro Calafate.

A deputada federal eleita, Socorro Neri, lamentou a morte do primo nas redes sociais. “Muito triste ao saber da morte do meu querido primo Raimundo Nonato Menezes Neto, ex-vereador de Rio Branco e pessoa de agradável convivência. Filho da minha tia Nonata, falecida este ano, e do tio Esperidião, o primo Menezes deixa esposa, filhos, os irmãos Esperidião Júnior, Kennedy Menezes, Vera Lúcia, Rosângela e Elzinha, e muitos sobrinhos. Que Deus conforte a todos”, escreveu Neri.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.