Os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima receberão, a partir do próximo sábado (1º), novos mosquiteiros impregnados. Serão distribuídas mais de 40 mil unidades como estratégia para combater a malária no Juruá, onde estão concentrados cerca de 90% dos casos da doença.
Os mosquiteiros foram adquiridos com recursos do Fundo Global, entidade público-privada que promove ações de prevenção e tratamento de doenças contagiosas como a malária.
De fevereiro a abril de 2010, foram entregues 64.561 mosquiteiros, que beneficiaram 79.963 pessoas. Um mosquiteiro beneficia mais de uma pessoa – no caso das camas de casal e de pessoas que dormem na mesma cama, como as crianças. Cada residência recebe, em média, quatro peças.
A Divisão de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde enviou para Cruzeiro do Sul 24.200 mosquiteiros, 14.650 para Mâncio Lima e, 3.420 para Rodrigues Alves.
O primeiro lote de mosquiteiros impregnados foram adquiridos por meio de uma emenda do então senador Tião Viana no valor de R$ 1,4 milhão, e foram distribuídos em Rio Branco e 12 municípios considerados áreas de alto risco.
De janeiro a outubro do ano passado, o Acre reduziu a incidência de malária em 38,9%.
Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre