Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul faz avaliação de trabalho no Rio Liberdade

Publicado

em

Durante três dias o Prefeito Vagner Sales, em companhia do Vice Mazinho Santiago, dos vereadores Gilvan Freitas e Luiz do Correio e dos Secretários de Educação Ivo Galvão, Assistência Social Rosa Sampaio e Agricultura Erni Dombrowski, esteve visitando as comunidades ribeirinhas localizadas na região do Rio Liberdade a 90 Km de Cruzeiro do Sul. O objetivo foi dar continuidade ao trabalho de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo desses três anos de administração. Segundo a assessoria do prefeito, “tem sido praxe de Vagner Sales, desde que assumiu, manter um diálogo direto com as comunidades da zona rural do município, buscando solução para os graves problemas devido ao abandono pelo poder público ao longo das administrações”.

Para Francisco da Costa, agente comunitário de saúde, residente na comunidade Foz do Forquilha, localizada distante 4 horas de subida no Rio Liberdade, “Vagner foi o prefeito que mais apresentou trabalho na comunidade”. Segundo Costa, nunca houve uma presença tão maciça do poder público como na atual administração. “Melhorou no transporte dos produtos, com barcos a disposição nas nossas comunidades e no atendimento de saúde de nossas famílias. Aqui eu trabalho com 52 famílias e com o apoio da prefeitura já retirei pessoas de situação delicada de saúde com essas canoas de alumínio que a gente tem; eu chego a fazer até três viagens por semana pra Cruzeiro levando gente pra se tratar. Isso pra nós é um avanço. Antes a pessoa se tivesse de morrer, morria a míngua, sem ter o que a gente pudesse fazer”, disse.

Segundo a senhora Maria das Graças, da comunidade Esperança, o que faltou nos outros prefeitos, está sobrando em Vagner. Ela destacou que essa é a quarta visita na comunidade. “Pra nós o prefeito tem sido uma pessoa maravilhosa. Nós estamos aqui sabendo que temos um prefeito que luta pelo povo do interior, pelos mais sofridos”, afirmou ela.

O Vereador Luiz do Correio avaliou como de fundamental importância a visita ao Rio Liberdade. Ele se disse surpreso com os investimentos feitos pela prefeitura junto a população ribeirinha. Para o Vereador, só quem visita essas comunidades pode avaliar de perto o alcance social dos trabalhos desenvolvido. “Eu estou voltando pra Cruzeiro entusiasmado com o que eu estou vendo. A gente vê que a administração municipal não mede esforços para fazer chegar os investimentos a quem mais precisa”.

Luiz também observou o abandono por parte do Governo do Estado em relação as ações governamentais. “Por outro lado eu estou voltando triste pelo abando que vejo por parte do Estado, que não tem dado uma assistência digna a nossa população ribeirinha, principalmente aqui no Liberdade. Teve uma escola que até pensei que era um lugar de guardar produtos de tão abandonada que estava. As escolas do município a gente vê que o pai pode ter orgulho de colocar seu filho para estudar, enquanto as escolas do governo, é um  descaso. É bom a gente ter um prefeito que procura ouvir a Câmara Municipal,  ouvir a população e agir de forma responsável perante a comunidade”, destacou o vereador.

Já o vereador Gilvan Freitas também fez um comparativo entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. “Estou feliz e ao mesmo tempo envergonhado. Feliz por ver que o prefeito tem cumprido com suas obrigações e triste por constatar o abandono que existe por parte do governo do estado. É uma vergonha você chegar numa comunidade como essa e hoje, vinte e seis de março as aulas da rede estadual ainda não terem iniciado; é por isso que o Rio Liberdade acumula o mais alto índice de analfabetismo do nosso município. Isso não é vergonhoso pra comunidade. Isso é vergonhoso para quem administra a educação no Estado. A gente vê que os alunos ainda estudam em escolas cobertas de palha e cedidas por pais de alunos”. O vereador disse que irá oficiar o governo do estado para que passe a responsabilidade dessas escolas para o município.

O Secretário de Agricultura Erni Dombrowski aproveitou para acompanhar as ações desenvolvidas pela secretaria. Uma delas foi quanto a distribuição gratuita de 2.500 aves caipiras com 40 dias de nascidas e já adaptadas ao terreiro. A boa orientação técnica tem resultado em aves com boa formação e matrizes sadias, que já começam a gerar renda com a produção de frangos e ovos caipira na própria comunidade e para o mercado de Cruzeiro do Sul.  “Nós estamos dando, como se diz, a vara com isca e anzol. Estamos ensinando a pescar. Pelo que pudemos ver, a comunidade está aprendendo direitinho. Em breve isso vai dar um impulso na qualidade de vida desse povo e teremos aves de boa qualidade pro consumo tanto aqui como em Cruzeiro do Sul, destacou Erni.

Para o gestor do município, é grande a satisfação de manter o constante contato com as comunidades da área rural de Cruzeiro do Sul. O prefeito se disse feliz com o resultado das visitas. Após visitar o Valparaiso, o Juruá Mirim e o Rio Juruá, a comitiva da Prefeitura fecha o circuito as áreas mais distantes no Rio Liberdade. Para ele o mais importante é conferir de perto como está chegando cada ação do governo municipal, já que não basta determinar, é preciso conferir se os benefícios estão realmente chegando à comunidade. “Temos um trabalho, na agricultura com a colocação de barcos para o transporte da produção agrícola, no apoio a produção de bananas, a disponibilização gratuita de frangos caipira, na educação com escolas de primeiríssima qualidade. Já são quase 40 escolas construídas, na saúde com os atendimentos regulares da nossa equipe, com os barcos pra fazer um transporte mais rápido da população que está doente. São os pontos que mais pesavam na vida do ribeirinho. Nós consideramos como bastante positivo esse trabalho e o que é ainda mais positivo é o que nós temos planejado pro futuro. Nós ainda temos nove meses de administração e vemos todos os dias recursos sendo liberados e muitos desses recursos é para serem investidos na zona rural do nosso município, finalizou o prefeito.

Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul-ac

Acre

PF cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24), a operação “Peaky Blinders, visando o combate ao tráfico de drogas na região de Brasiléia, na fronteira do Acre com a Bolívia.

Na ação, 10 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas residências dos alvos da investigação.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, art. 33 c/c art.40, I e associação para o tráfico de drogas, art. 35, da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), sem prejuízo de outros delitos eventualmente constatados no curso da investigação.

O nome da operação faz referência à série de televisão que fala sobre uma notória gangue da Inglaterra de 1919, liderada por um criminoso disposto a subir na vida a qualquer preço.

Continuar lendo

Acre

Policial penal que matou picolezeiro fará exame de sanidade mental

Publicado

em

O policial penal Alessandro Rosas Lopes, que no dia 12 de dezembro de 2020 matou com dois tiros o picolezeiro Gilcimar da Silva Honorato, de 38 anos, será submetido a exame de sanidade mental, a pedido de sua defesa.

O requerimento foi deferido pelo Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco e o procedimento foi marcado para acontecer nesta segunda-feira (23), de acordo com o advogado Maxsuel Maia, que atua na defesa do acusado.

De acordo com o advogado, Alessandro vem apresentando um quadro de instabilidade emocional e psicológica, tendo atentado contra a própria vida no dia 7 de dezembro do ano passado, no interior do presídio, por meio da ingestão de medicamentos.

“Seria um ato irresponsável e temerário por parte da defesa se o levássemos a julgamento sem a plena certeza de que ele é capaz de se autodeterminar. Por isso, entramos com o pedido de instauração de incidente de insanidade mental”, explicou Maia.

Denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado (motivo torpe), o acusado já teve vários pedidos de liberdade recusados. Após o resultado do exame de sanidade mental, ocorrerá o interrogatório de Alessandro.

O interrogatório é o último passo antes da audiência de instrução e julgamento, quando o juiz Alesson Braz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco, decidirá se ele poderá ou não ser submetido ao Conselho de Sentença.

O promotor do caso é Efrain Henrique Mendoza Mendivil Filho, o mesmo da ação penal que condenou os acusados da morte de Jonhliane Paiva de Souza, cujo julgamento aconteceu na semana passada.

O crime aconteceu após uma briga em um bar entre a vítima e o acusado. Segundo o MP, Alessandro foi ferido com um golpe de faca na altura do ombro após agredir o picolezeiro. Depois disso, pegou a arma no carro e atirou em Gilcimar, que fugia do local.

Continuar lendo

Acre

Após 2 meses de greve, peritos do INSS retomam atividades no Acre

Publicado

em

Cerca de dois meses depois, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram paralisar o estado de greve e retomar atividades no estado do Acre nesta segunda-feira (23). Agora, o cidadão deverá voltar a fazer agendamento do serviço desejado para ser atendido.

O movimento grevista informou que os técnicos do administrativo só devem voltar às atividades a partir desta terça-feira (24). Um levantamento das perícias que foram adiadas está sendo montado para haver reagendamento.

Os servidores conseguiram montar um comitê gestor da carreira de seguro social, que era uma reivindicação desde a greve de 2015 e o INSS enviou uma solicitação ao Ministério da Economia pedindo a contratação de, no mínimo, 7,8 mil novos servidores.

Continuar lendo

Acre

Detran faz parada técnica para implantação de nova CNH

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) não emitirá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre os dias 26, quinta-feira, e 31, terça. Trata-se de um período de parada técnica, necessário para implantação do novo modelo da CNH em todo o país, estabelecido pela resolução nº 886/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já a partir do dia 1º de junho, quarta-feira, os condutores que solicitarem renovação, alteração de dados, 2ª via ou CNH definitiva receberão o documento emitido segundo as especificações do novo padrão. Entre as principais mudanças está a possibilidade de emissão da carteira com nome social, além de outros itens de segurança.

“As CNHs no modelo que conhecemos hoje só serão emitidas até o dia 25. Vamos parar por cinco dias e, a partir de junho, expediremos a nova carteira. A parada é necessária para ajustes gráficos e finalização de procedimentos. Quem der entrada em processos nesse intervalo vai demorar um pouco para receber seu novo documento em nossas unidades”, explica a coordenadora de Habilitação e Registro Nacional de Condutores no Acre, Juliana Gurgel.
Mudanças

Algumas das alterações que serão apresentadas na nova carteira de motorista surgiram a partir de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorridas em 2021. O documento será impresso com tinta fluorescente, alguns itens só serão visíveis quando expostos à luz ultravioleta e haverá um holograma na parte inferior.

A CNH será impressa nas cores verde e amarela, a assinatura do condutor muda de lugar e passa a constar logo abaixo de sua foto. Depois da dobra serão apresentadas as subcategorias de condução, logo depois estará o quadro de observações médicas e de atividade remunerada.

A habilitação do permissionário trará a letra “P” e a do já condutor a letra “D”, de Definitiva. Os prazos de validade permanecem em dez anos para motoristas com até 49 anos, cinco para aqueles com idade até 69 anos e três para quem tem mais de 70 anos.

A Carteira de Habilitação é um documento obrigatório a todos que estejam conduzindo veículos automotores em qualquer estado da federação, além servir como identificação oficial. Hoje a CNH pode ser apresentada nas modalidades física e digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!