Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul faz avaliação de trabalho no Rio Liberdade

Publicado

em

Durante três dias o Prefeito Vagner Sales, em companhia do Vice Mazinho Santiago, dos vereadores Gilvan Freitas e Luiz do Correio e dos Secretários de Educação Ivo Galvão, Assistência Social Rosa Sampaio e Agricultura Erni Dombrowski, esteve visitando as comunidades ribeirinhas localizadas na região do Rio Liberdade a 90 Km de Cruzeiro do Sul. O objetivo foi dar continuidade ao trabalho de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo desses três anos de administração. Segundo a assessoria do prefeito, “tem sido praxe de Vagner Sales, desde que assumiu, manter um diálogo direto com as comunidades da zona rural do município, buscando solução para os graves problemas devido ao abandono pelo poder público ao longo das administrações”.

Para Francisco da Costa, agente comunitário de saúde, residente na comunidade Foz do Forquilha, localizada distante 4 horas de subida no Rio Liberdade, “Vagner foi o prefeito que mais apresentou trabalho na comunidade”. Segundo Costa, nunca houve uma presença tão maciça do poder público como na atual administração. “Melhorou no transporte dos produtos, com barcos a disposição nas nossas comunidades e no atendimento de saúde de nossas famílias. Aqui eu trabalho com 52 famílias e com o apoio da prefeitura já retirei pessoas de situação delicada de saúde com essas canoas de alumínio que a gente tem; eu chego a fazer até três viagens por semana pra Cruzeiro levando gente pra se tratar. Isso pra nós é um avanço. Antes a pessoa se tivesse de morrer, morria a míngua, sem ter o que a gente pudesse fazer”, disse.

Segundo a senhora Maria das Graças, da comunidade Esperança, o que faltou nos outros prefeitos, está sobrando em Vagner. Ela destacou que essa é a quarta visita na comunidade. “Pra nós o prefeito tem sido uma pessoa maravilhosa. Nós estamos aqui sabendo que temos um prefeito que luta pelo povo do interior, pelos mais sofridos”, afirmou ela.

O Vereador Luiz do Correio avaliou como de fundamental importância a visita ao Rio Liberdade. Ele se disse surpreso com os investimentos feitos pela prefeitura junto a população ribeirinha. Para o Vereador, só quem visita essas comunidades pode avaliar de perto o alcance social dos trabalhos desenvolvido. “Eu estou voltando pra Cruzeiro entusiasmado com o que eu estou vendo. A gente vê que a administração municipal não mede esforços para fazer chegar os investimentos a quem mais precisa”.

Luiz também observou o abandono por parte do Governo do Estado em relação as ações governamentais. “Por outro lado eu estou voltando triste pelo abando que vejo por parte do Estado, que não tem dado uma assistência digna a nossa população ribeirinha, principalmente aqui no Liberdade. Teve uma escola que até pensei que era um lugar de guardar produtos de tão abandonada que estava. As escolas do município a gente vê que o pai pode ter orgulho de colocar seu filho para estudar, enquanto as escolas do governo, é um  descaso. É bom a gente ter um prefeito que procura ouvir a Câmara Municipal,  ouvir a população e agir de forma responsável perante a comunidade”, destacou o vereador.

Já o vereador Gilvan Freitas também fez um comparativo entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. “Estou feliz e ao mesmo tempo envergonhado. Feliz por ver que o prefeito tem cumprido com suas obrigações e triste por constatar o abandono que existe por parte do governo do estado. É uma vergonha você chegar numa comunidade como essa e hoje, vinte e seis de março as aulas da rede estadual ainda não terem iniciado; é por isso que o Rio Liberdade acumula o mais alto índice de analfabetismo do nosso município. Isso não é vergonhoso pra comunidade. Isso é vergonhoso para quem administra a educação no Estado. A gente vê que os alunos ainda estudam em escolas cobertas de palha e cedidas por pais de alunos”. O vereador disse que irá oficiar o governo do estado para que passe a responsabilidade dessas escolas para o município.

O Secretário de Agricultura Erni Dombrowski aproveitou para acompanhar as ações desenvolvidas pela secretaria. Uma delas foi quanto a distribuição gratuita de 2.500 aves caipiras com 40 dias de nascidas e já adaptadas ao terreiro. A boa orientação técnica tem resultado em aves com boa formação e matrizes sadias, que já começam a gerar renda com a produção de frangos e ovos caipira na própria comunidade e para o mercado de Cruzeiro do Sul.  “Nós estamos dando, como se diz, a vara com isca e anzol. Estamos ensinando a pescar. Pelo que pudemos ver, a comunidade está aprendendo direitinho. Em breve isso vai dar um impulso na qualidade de vida desse povo e teremos aves de boa qualidade pro consumo tanto aqui como em Cruzeiro do Sul, destacou Erni.

Para o gestor do município, é grande a satisfação de manter o constante contato com as comunidades da área rural de Cruzeiro do Sul. O prefeito se disse feliz com o resultado das visitas. Após visitar o Valparaiso, o Juruá Mirim e o Rio Juruá, a comitiva da Prefeitura fecha o circuito as áreas mais distantes no Rio Liberdade. Para ele o mais importante é conferir de perto como está chegando cada ação do governo municipal, já que não basta determinar, é preciso conferir se os benefícios estão realmente chegando à comunidade. “Temos um trabalho, na agricultura com a colocação de barcos para o transporte da produção agrícola, no apoio a produção de bananas, a disponibilização gratuita de frangos caipira, na educação com escolas de primeiríssima qualidade. Já são quase 40 escolas construídas, na saúde com os atendimentos regulares da nossa equipe, com os barcos pra fazer um transporte mais rápido da população que está doente. São os pontos que mais pesavam na vida do ribeirinho. Nós consideramos como bastante positivo esse trabalho e o que é ainda mais positivo é o que nós temos planejado pro futuro. Nós ainda temos nove meses de administração e vemos todos os dias recursos sendo liberados e muitos desses recursos é para serem investidos na zona rural do nosso município, finalizou o prefeito.

Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul-ac

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Presidente do BNDES trará comitiva ao Acre para discutir parcerias

Publicado

em

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, desembarca no Acre nesta segunda-feira, 26, para discutir parcerias e projetos com o governo do Acre e os municípios.

Montezano e sua equipe farão uma série de visitas não apenas Rio Branco, mas Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Assis Brasil, entre outras cidades do Acre oferecendo parcerias para iniciativas de desenvolvimento em diversos setores, como, por exemplo, agropecuária sustentável e saneamento básico.

Segundo informações, a visita do presidente do BNDES durará até sexta-feira, 30, e tem como principal motivo as concessões de saneamento em diversos Estados brasileiros, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, atraindo investimentos e recursos aos municípios.

Continuar lendo

Acre

Comitê mantém as três regionais do Acre na bandeira amarela

Publicado

em

Em nova avaliação, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do Estado do Acre decidiu, nesta sexta-feira, 23, manter as três regionais de saúde do Estado do Acre em Nível de Atenção (Bandeira Amarela).

A decisão, assinada pela secretária de saúde, Paula Mariano, se baseia no relatório e análises técnicas do Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid (GAPASC) acerca do cenário Epidemiológico e Assistencial, que levou em conta o baixo número de óbitos e de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com a nova avaliação, permanecem todas as medidas já em vigor desde a classificação anterior. Na bandeira amarela é permitido competições de futebol profissional, amistosos e treinamentos no âmbito das entidades vinculadas à Federação de Futebol do Acre; além de escolinhas de futebol para o público infantil e atividades do atletismo. Teatros, cinemas e apresentações culturais também poderão retomar, mas com os devidos cuidados.

Além disso, está liberado eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets podem retomar com capacidade limitada a 50% dos espaços.

Continuar lendo

Acre

Acre registra morte de três mulheres em decorrência da Covid-19

Publicado

em

Em boletim divulgado na tarde desta sexta-feira, 23, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou 11 novos casos de infecção por coronavírus, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 86.855 nas últimas 24 horas.

Segundo o boletim, o Estado do Acre registrou mais três mortes, sendo todas do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.796 em todo o estado. Das três, apenas uma era do grupo de risco da doença, ou seja, acima de 60 anos.

Até o momento, o Acre registra 236.576 notificações de contaminação pela doença, sendo que 149.689 casos foram descartados e 32 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.022 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 33 seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Duarte visita municípios do Juruá para prestar conta do mandato

Publicado

em

Desde o início da semana, o deputado estadual Roberto Duarte cumpre agenda nos municípios do Vale do Juruá. O objetivo é prestar contas do seu mandato, apresentando as suas principais ações e como isso está contribuindo com as demandas dos municípios.

“Estou aproveitando o recesso parlamentar para visitar os municípios. Estou em Cruzeiro do Sul, hoje, e retornarei para Rio Branco na semana que vem. Vamos parando nas cidades para prestar contas do mandato e mostrar tudo que estamos fazendo pelo Acre”, comentou Roberto Duarte.

Ao longo desta semana, o parlamentar utilizou as suas redes sociais para apresentar algumas reivindicações, como, por exemplo, a necessidade de contratação de médicos para a Unidade Básica de Saúde de Rodrigues Alves. “Eles estão há dois meses sem médicos aos domingos e terças-feiras, à noite, causando transtornos para a população”, disse Roberto Duarte.

Em uma das suas agendas em Cruzeiro do Sul, o parlamentar visitou o Loteamento Terças e denunciou o abandono do local. “Simplesmente falta tudo. Os moradores convivem com esgoto a céu aberto, matagal e muito lixo. Eles não querem nenhum privilégio, apenas o que é de direito. Vamos levar esse assunto aos gestores para tomada de providências”, destacou Duarte sem suas redes sociais.

Seguindo o planejamento, o deputado estadual Roberto Duarte visitará os municípios do Baixo e Alto Acre ainda durante o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas