Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul faz avaliação de trabalho no Rio Liberdade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante três dias o Prefeito Vagner Sales, em companhia do Vice Mazinho Santiago, dos vereadores Gilvan Freitas e Luiz do Correio e dos Secretários de Educação Ivo Galvão, Assistência Social Rosa Sampaio e Agricultura Erni Dombrowski, esteve visitando as comunidades ribeirinhas localizadas na região do Rio Liberdade a 90 Km de Cruzeiro do Sul. O objetivo foi dar continuidade ao trabalho de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo desses três anos de administração. Segundo a assessoria do prefeito, “tem sido praxe de Vagner Sales, desde que assumiu, manter um diálogo direto com as comunidades da zona rural do município, buscando solução para os graves problemas devido ao abandono pelo poder público ao longo das administrações”.



Para Francisco da Costa, agente comunitário de saúde, residente na comunidade Foz do Forquilha, localizada distante 4 horas de subida no Rio Liberdade, “Vagner foi o prefeito que mais apresentou trabalho na comunidade”. Segundo Costa, nunca houve uma presença tão maciça do poder público como na atual administração. “Melhorou no transporte dos produtos, com barcos a disposição nas nossas comunidades e no atendimento de saúde de nossas famílias. Aqui eu trabalho com 52 famílias e com o apoio da prefeitura já retirei pessoas de situação delicada de saúde com essas canoas de alumínio que a gente tem; eu chego a fazer até três viagens por semana pra Cruzeiro levando gente pra se tratar. Isso pra nós é um avanço. Antes a pessoa se tivesse de morrer, morria a míngua, sem ter o que a gente pudesse fazer”, disse.

Anúncios


Segundo a senhora Maria das Graças, da comunidade Esperança, o que faltou nos outros prefeitos, está sobrando em Vagner. Ela destacou que essa é a quarta visita na comunidade. “Pra nós o prefeito tem sido uma pessoa maravilhosa. Nós estamos aqui sabendo que temos um prefeito que luta pelo povo do interior, pelos mais sofridos”, afirmou ela.


O Vereador Luiz do Correio avaliou como de fundamental importância a visita ao Rio Liberdade. Ele se disse surpreso com os investimentos feitos pela prefeitura junto a população ribeirinha. Para o Vereador, só quem visita essas comunidades pode avaliar de perto o alcance social dos trabalhos desenvolvido. “Eu estou voltando pra Cruzeiro entusiasmado com o que eu estou vendo. A gente vê que a administração municipal não mede esforços para fazer chegar os investimentos a quem mais precisa”.



Luiz também observou o abandono por parte do Governo do Estado em relação as ações governamentais. “Por outro lado eu estou voltando triste pelo abando que vejo por parte do Estado, que não tem dado uma assistência digna a nossa população ribeirinha, principalmente aqui no Liberdade. Teve uma escola que até pensei que era um lugar de guardar produtos de tão abandonada que estava. As escolas do município a gente vê que o pai pode ter orgulho de colocar seu filho para estudar, enquanto as escolas do governo, é um  descaso. É bom a gente ter um prefeito que procura ouvir a Câmara Municipal,  ouvir a população e agir de forma responsável perante a comunidade”, destacou o vereador.


Já o vereador Gilvan Freitas também fez um comparativo entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. “Estou feliz e ao mesmo tempo envergonhado. Feliz por ver que o prefeito tem cumprido com suas obrigações e triste por constatar o abandono que existe por parte do governo do estado. É uma vergonha você chegar numa comunidade como essa e hoje, vinte e seis de março as aulas da rede estadual ainda não terem iniciado; é por isso que o Rio Liberdade acumula o mais alto índice de analfabetismo do nosso município. Isso não é vergonhoso pra comunidade. Isso é vergonhoso para quem administra a educação no Estado. A gente vê que os alunos ainda estudam em escolas cobertas de palha e cedidas por pais de alunos”. O vereador disse que irá oficiar o governo do estado para que passe a responsabilidade dessas escolas para o município.


O Secretário de Agricultura Erni Dombrowski aproveitou para acompanhar as ações desenvolvidas pela secretaria. Uma delas foi quanto a distribuição gratuita de 2.500 aves caipiras com 40 dias de nascidas e já adaptadas ao terreiro. A boa orientação técnica tem resultado em aves com boa formação e matrizes sadias, que já começam a gerar renda com a produção de frangos e ovos caipira na própria comunidade e para o mercado de Cruzeiro do Sul.  “Nós estamos dando, como se diz, a vara com isca e anzol. Estamos ensinando a pescar. Pelo que pudemos ver, a comunidade está aprendendo direitinho. Em breve isso vai dar um impulso na qualidade de vida desse povo e teremos aves de boa qualidade pro consumo tanto aqui como em Cruzeiro do Sul, destacou Erni.


Para o gestor do município, é grande a satisfação de manter o constante contato com as comunidades da área rural de Cruzeiro do Sul. O prefeito se disse feliz com o resultado das visitas. Após visitar o Valparaiso, o Juruá Mirim e o Rio Juruá, a comitiva da Prefeitura fecha o circuito as áreas mais distantes no Rio Liberdade. Para ele o mais importante é conferir de perto como está chegando cada ação do governo municipal, já que não basta determinar, é preciso conferir se os benefícios estão realmente chegando à comunidade. “Temos um trabalho, na agricultura com a colocação de barcos para o transporte da produção agrícola, no apoio a produção de bananas, a disponibilização gratuita de frangos caipira, na educação com escolas de primeiríssima qualidade. Já são quase 40 escolas construídas, na saúde com os atendimentos regulares da nossa equipe, com os barcos pra fazer um transporte mais rápido da população que está doente. São os pontos que mais pesavam na vida do ribeirinho. Nós consideramos como bastante positivo esse trabalho e o que é ainda mais positivo é o que nós temos planejado pro futuro. Nós ainda temos nove meses de administração e vemos todos os dias recursos sendo liberados e muitos desses recursos é para serem investidos na zona rural do nosso município, finalizou o prefeito.


Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul-ac


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido