Menu

Aníbal e Petecão trocam farpas durante debate na tv

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Aníbal Diniz protagonizaram acalorado debate no Programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco, edição deste sábado (24), à noite.

Publicidade

Novo horário do Acre, Reforma Política e  sucessão municipal nortearam as discussões  do programa que é apresentado pelo jornalista Archibaldo Antunes e tem como debatedores Osmir Lima e Narciso Mendes.


Fuso Horário


Embalados pelas intervenções de Narciso Mendes e Osmir Lima, os senadores Aníbal Diniz e Sérgio Petecão ocuparam a maior parte do programa com o tema, fuso horário do Acre.


Aníbal Diniz que nesta semana apresentou um projeto de decreto legislativo, no Senado, que convoca plebiscito sobre a alteração do horário legal dos estados do Acre, Amazonas e Pará. Ele voltou a defender uma nova consulta popular sobre o tema, porque, segundo ele “o referendo realizado no Acre nasceu com equívocos e viciado desde o inicio e “não teve efeito nenhum”.


Diniz revelou que não está preocupado se a maioria das pessoas não entende ou é contra a sua proposta. “Eu não vou me abdicar de apresentar uma proposição simplesmente porque a maioria não está entendendo. Nós precisamos apresentar um plebiscito para consultar novamente se a gente faz ou desfaz o horário em vigor”, argumenta.


Para o senador Sérgio Petecão, o petista comete enorme equivoco. Segundo Petecão, as falhas técnicas verificadas no referendo realizado no Acre há quase dois anos, foram superadas.


“Aníbal, você não tem poderes para parar o projeto que tramita no Congresso, que foi enviado pelo executivo! Nós já temos um projeto que está na Câmara. Quem foi que disse que o povo do Acre queria mudar de horário? Foi o povo, que foi às urnas escolheu e disse que não queria o horário novo imposto pelo Tião [Viana]. Sinceramente eu não quero crer que o Aníbal teve essa ideia…” disse Petecão, debochando do suplente.


Durante o debate Osmir Lima disse que o governador Binho Marques cometeu equívoco ao não adequar o funcionamento do expediente público ao novo horário. Mas Petecão retrucou: “O Binho foi coerente. Quem fez o seu pepino que coma!” , disse referindo-se ao governador Tião Viana.


Ainda segundo Petecão, o referendo não foi para “aproximar o Acre” do Centro-Sul do País, mas sim para atender a interesses individuais. “Pra que foi que eu recebi a visita da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão), no meu gabinete?”, indagou Petecão deixando a entender que o horário foi mudado por Viana para atender as grandes empresas de comunicação do Brasil.


SUCESSÃO MUNICIPAL – O clima do debate ficou melhor quando os convidados de Archibaldo Antunes passaram a discutir a sucessão do prefeito Raimundo Angelim (PT). O senador do PT acredita na força dos partidos da Frente Popular do Acre, em favor de Marcus Alexandre. Petecão ironizou ao perguntar para o senador petista se ele acredita que o PCdoB, realmente, fará campanha para o pré-candidato petista. Aníbal  respondeu que acredita no apoio dos comunistas, “porque o PCdoB é um partido de ideologia”

Publicidade

Em seguida veio a primeira alfinetada: “se soltar o Marcus Alexandre no Airton Sena [baixo da periferia de Rio Branco] ele não chega ao Eldorado nem com peia.


E a resposta veio na bucha: “o Marcus Alexandre conhece Rio Branco mais do que o senador Petecão”.


Para Aníbal Diniz, Marcus Alexandre é um ótimo técnico e uma pessoa que sabe se relacionar com as outras e tem humildade para ouvir, o que aliado ao apoio de lideranças como o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana, é um bom inicio para uma pré-candidatura. Ele disse que “vai trabalhar para elegê-lo no Primeiro Turno”.


No final do programa ao ser perguntado sobre quem em sua opinião irá para o Segundo Turno, Petecão foi direto: “na minha opinião, Bocalom e Fernando Melo”.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido