Conecte-se agora

Aníbal e Petecão trocam farpas durante debate na tv

Publicado

em

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
[email protected]

Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Aníbal Diniz protagonizaram acalorado debate no Programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco, edição deste sábado (24), à noite.

Novo horário do Acre, Reforma Política e  sucessão municipal nortearam as discussões  do programa que é apresentado pelo jornalista Archibaldo Antunes e tem como debatedores Osmir Lima e Narciso Mendes.

Fuso Horário

Embalados pelas intervenções de Narciso Mendes e Osmir Lima, os senadores Aníbal Diniz e Sérgio Petecão ocuparam a maior parte do programa com o tema, fuso horário do Acre.

Aníbal Diniz que nesta semana apresentou um projeto de decreto legislativo, no Senado, que convoca plebiscito sobre a alteração do horário legal dos estados do Acre, Amazonas e Pará. Ele voltou a defender uma nova consulta popular sobre o tema, porque, segundo ele “o referendo realizado no Acre nasceu com equívocos e viciado desde o inicio e “não teve efeito nenhum”.

Diniz revelou que não está preocupado se a maioria das pessoas não entende ou é contra a sua proposta. “Eu não vou me abdicar de apresentar uma proposição simplesmente porque a maioria não está entendendo. Nós precisamos apresentar um plebiscito para consultar novamente se a gente faz ou desfaz o horário em vigor”, argumenta.

Para o senador Sérgio Petecão, o petista comete enorme equivoco. Segundo Petecão, as falhas técnicas verificadas no referendo realizado no Acre há quase dois anos, foram superadas.

“Aníbal, você não tem poderes para parar o projeto que tramita no Congresso, que foi enviado pelo executivo! Nós já temos um projeto que está na Câmara. Quem foi que disse que o povo do Acre queria mudar de horário? Foi o povo, que foi às urnas escolheu e disse que não queria o horário novo imposto pelo Tião [Viana]. Sinceramente eu não quero crer que o Aníbal teve essa ideia…” disse Petecão, debochando do suplente.

Durante o debate Osmir Lima disse que o governador Binho Marques cometeu equívoco ao não adequar o funcionamento do expediente público ao novo horário. Mas Petecão retrucou: “O Binho foi coerente. Quem fez o seu pepino que coma!” , disse referindo-se ao governador Tião Viana.

Ainda segundo Petecão, o referendo não foi para “aproximar o Acre” do Centro-Sul do País, mas sim para atender a interesses individuais. “Pra que foi que eu recebi a visita da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão), no meu gabinete?”, indagou Petecão deixando a entender que o horário foi mudado por Viana para atender as grandes empresas de comunicação do Brasil.

SUCESSÃO MUNICIPAL – O clima do debate ficou melhor quando os convidados de Archibaldo Antunes passaram a discutir a sucessão do prefeito Raimundo Angelim (PT). O senador do PT acredita na força dos partidos da Frente Popular do Acre, em favor de Marcus Alexandre. Petecão ironizou ao perguntar para o senador petista se ele acredita que o PCdoB, realmente, fará campanha para o pré-candidato petista. Aníbal  respondeu que acredita no apoio dos comunistas, “porque o PCdoB é um partido de ideologia”

Em seguida veio a primeira alfinetada: “se soltar o Marcus Alexandre no Airton Sena [baixo da periferia de Rio Branco] ele não chega ao Eldorado nem com peia.

E a resposta veio na bucha: “o Marcus Alexandre conhece Rio Branco mais do que o senador Petecão”.

Para Aníbal Diniz, Marcus Alexandre é um ótimo técnico e uma pessoa que sabe se relacionar com as outras e tem humildade para ouvir, o que aliado ao apoio de lideranças como o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana, é um bom inicio para uma pré-candidatura. Ele disse que “vai trabalhar para elegê-lo no Primeiro Turno”.

No final do programa ao ser perguntado sobre quem em sua opinião irá para o Segundo Turno, Petecão foi direto: “na minha opinião, Bocalom e Fernando Melo”.

Acre

Márcia não deverá aderir a aliança para vaga ao Senado em 2022

Publicado

em

Após a reunião organizada pela senadora Mailza Gomes com a presença do governador Gladson Cameli, ambos do Progressistas, e os deputados federais Jéssica Sales (MDB) e Alan Rick (DEM) para apresentar um pacto celebrado que tem por objetivo principal a construção do nome que será apresentado para concorrer a vaga ao Senado em 2022, a reportagem do ac24horas procurou ainda na quarta-feira, 15, as duas pré-candidatas que ficaram de fora do bloco para comentar a aliança, Márcia Bittar e a deputada Vanda Milani (Solidariedade).

No entanto, a ex-esposa do senador Márcio Bittar (MDB), Márcia Bittar, destacou que provavelmente não deverá aderir ao bloco, porém, elogiou a iniciativa e competência política de cada um dos pré-candidatos. “Precisamos avançar e ter propostas importantes para o desenvolvimento do Acre. Fico aliviada quando vejo pelo estado a fora a ação parlamentar de Mailza com seu jeito meigo que conquista, Jéssica aguerrida tem postura muito positiva , Dra. Vanda, uma querida parceira de partido que me honra e Allan um excelente deputado, irmão de uma amiga do coração”, declarou.

A aliança liderada por Gladson tem cinco postulantes para a única vaga ao Senado Federal, entretanto, o chefe do executivo garantiu, em recente entrevista, que até o fim do ano tomará uma decisão sobre o assunto.

Bittar ressaltou que apesar de está fora da aliança, garantiu que todos os cinco postulantes a única vaga ao Senado da República, estão unidos em prol da reeleição de Cameli. “Somos um só grupo. Estamos e continuaremos do mesmo lado. Está tudo dentro da normalidade”, explicou.

O ac24horas tentou contato com a deputada federal Vanda Milani para se pronunciar acerca do assunto, porém, não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Na reunião ficou definido que será criada uma comissão entre os partidos envolvidos para conduzir o processo. Esse grupo buscará também o diálogo com outras siglas que tiverem interesse de participar dessa aliança e abertos à coligações para as eleições 2022. Quanto a escolha da candidatura ao Senado, ficou acordado que será de forma democrática, ouvindo as bases políticas e a população.

Continuar lendo

Acre

Fogo de área vizinha invade madeireira em Manoel Urbano

Publicado

em

A noite desta quarta-feira, 16, foi de muito susto para quem trabalha na Madeireira Agrocortex, localizada na BR-364, no município de Sena Madureira.

Uma queimada em uma área de pasto ao lado do empreendimento acabou provocando uma fagulha que atingiu a área da serragem. As chamas rapidamente se alastraram e chegou em uma outra área onde fica o material que será descartado. Por conta da força das chamas, a grande preocupação era o fogo atingir os galpões onde estão milhares de metros cúbicos de madeira e os trabalhadores que prestam serviço para a empresa e que estavam de plantão no período em que teve início o incêndio.

Imagens assustadoras demonstram a altura das chamas. Graças ao trabalho dos servidores que começaram a combater o fogo e a chegada do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, a situação foi controlada.

Apesar do sinistro ter sido controlado, na manhã desta quinta-feira, 16, ainda era possível ver as chamas no local. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, Tenente Gustavo Marinho, não há mais perigo. “O que ocorre agora é o controle normal para apagar completamente o incêndio, mas a situação já está controlada e o fogo não chegou a atingir nenhum galpão”, afirma.

A Agrocortex ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Continuar lendo

Acre

Marfisa prorroga por mais 60 dias processo contra Frank Lima

Publicado

em

A prefeita em exercício, Marfisa Galvão (PSD), prorrogou nesta quinta-feira, 16, por 60 dias o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura as denúncias de um possível assédio sexual praticado pelo secretário municipal de saúde, Frank Lima. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16).

A comissão foi aberta no dia 15 de junho pela antiga corregedora-geral Janice Ribeiro Lima que acabou sendo exonerada em meio às investigações.

Na época, o decreto de exoneração de Janice não constava a pedido, o que deu a entender que a decisão de exonerá-la partiu do chefe do executivo municipal, que acabou se confirmando dias depois após o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmar que a exoneração de Janice ocorreu devido as coisas não estarem bem.

Em seguida, o prefeito designou o Coordenador de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais, Jorge Eduardo Bezerra de Souza Sobrinho, para responder, cumulativamente, pelo expediente da Corregedoria-Geral do Município de Rio Branco.

No entanto, 11 dias depois, Jorge Eduardo pediu exoneração do cargo por motivos pessoas em meio ao Ministério Público do Acre (MPAC) emitir uma recomendação onde alegava que Jorge Eduardo, Tatiana Assis e Frank Lima estavam tentando atrapalhar as investigações das comissões e pedindo o afastamento temporário dos três por 60 dias.

Continuar lendo

Acre

Jovem de 24 anos é encontrado morto em área de mata na Baixada

Publicado

em

O jovem Thiago Nogueira, de 24 anos, foi encontrado morto por familiares na noite desta quarta-feira, 15, em uma área de mata localizada na rua Tom Roque, no bairro Sobral, em Rio Branco.

De acordo com as informações da polícia, familiares estavam procurando o jovem desde às 18h de quarta-feira, quando receberam a informação de que Thiago foi encontrado sem vida na área de matagal, próximo a sua residência.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, o médico nada pode fazer por Thiago, que já se encontrava sem vida.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi  encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. Inicialmente o perito constatou que no corpo de Thiago não havia marcas de perfurações de tiros ou golpes de faca.

A polícia acredita que uma vítima sofreu uma overdose. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas